Ciência

Mistério: tubarão nasce em aquário que só tem fêmeas

O aquário irá realizar testes genéticos quando o filhote de tubarão tiver idade suficiente para descobrir mais sobre a reprodução
Imagem: Morgan Nix

A eclosão de um ovo de filhote de tubarão-baleia no Shreveport Aquarium, na Louisiana, nos EUA, surpreendeu todos. Motivo: não havia nenhum tubarão macho no aquário onde nasceu Yoko, no início do mês de janeiro.

De acordo com o estabelecimento, nenhum dos tubarões que poderiam ter posto o ovo teve contato com um macho por mais de três anos.

Aquário vai fazer teste genético no tubarão

A equipe declarou que irá realizar testes genéticos quando o filhote tiver idade suficiente para descobrir mais sobre seu nascimento. Em um comunicado à imprensa, Greg Barrick, curador de animais vivos do aquário, disse que a situação “mostra a resiliência” da espécie.

Apesar do mistério, segundo especialistas, há duas maneiras possíveis de o ovo ter produzido um filhote. Uma delas é que o fenômeno pode ter sido causado por partenogênese: forma de reprodução assexuada em que o embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem fertilização.

Kevin Feldheim, gerente do Laboratório Pritzker de Sistemática Molecular e Evolução, afirmou à CNN que há relatos de partenogênese em diversas espécies de tubarão, incluindo o tubarão-zebra e o tubarão-bambu-de-manchas-brancas.

Ele explicou que a partenogênese geralmente acontece com as fêmeas em casos de isolamento dos machos, embora também possa ocorrer na presença deles. Ainda não se sabe como o processo tem início, mas acredita-se que seja um último recurso do animal para transmitir seus genes.

Além disso, outra opção é que pode haver ocorrido uma fertilização tardia. Ou seja, que teria acontecido muito tempo depois do acasalamento.

De acordo com Feldheim, os cientistas ainda não sabem quanto tempo as fêmeas podem armazenar esperma em cada espécie. No entanto, uma fêmea de uma espécie de tubarão já armazenou por pelo menos 45 meses.

Em 2023, um crocodilo fêmea que nunca teve contato com machos colocou ovos e provou a possibilidade da partenogênese, ou “nascimento virginal”, em sua espécie. Leia mais no Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas