Moda romana: arqueólogos acham bolsa de bronze de 1.800 anos

Especialistas identificaram o item como sendo a bolsa usada no antebraço de um guerreiro romano
Imagem: Reprodução

Arqueólogos na Morávia do Sul, na República Tcheca, descobriram um fragmento de uma bolsa de bronze, datada de mais de 1.800 anos atrás. A data corresponde ao ano 225 d.C., que se situa no século III d.C., no auge do poder e da influência do Império Romano.

banner

Os pesquisadores encontraram o item na colina Hradisko, na região de Morávia do Sul. Segundo cientistas, no passado, existiu um acampamento militar romano temporário, ocupado pela Xª Legião nas Guerras Marcomanicas, do fim do século 2 d.C.

Fragmento encontrado pelos cientistas. Imagem: Institute of Archaeology of the Czech Academy of Sciences/Reprodução

Apesar de apenas cerca de 30% do item original tenha sobrevivido, especialistas o identificaram imediatamente como sendo a bolsa de antebraço de um guerreiro romano. De acordo com estudos, os guerreiros usavam em volta do braço esquerdo para deixar a mão direita livre para o combate.

Embora nenhuma moeda tenha sido descoberta dentro da bolsa, os arqueólogos desenterraram um número considerável de moedas romanas de prata nas proximidades, sugerindo que o dinheiro era guardado dentro da bolsa.

As moedas, principalmente do reinado do Imperador Marco Aurélio e com imagens do imperador ou de sua esposa Faustina, permitiram aos pesquisadores datar o artefato entre 172 e 180 d.C. Especialistas do Institute of Archaeology of the Czech Academy of Sciences estimam que a bolsa continha até 50 denários de prata. Esta é uma quantia razoável, mas inferior ao salário anual de um legionário comum.

Colina Hradisko, onde o artefato foi encontrado. Imagem: Visit Czechia/Reprodução

Além da bolsa de bronze

Importante lembrar que a região da Morávia do Sul, na atual República Tcheca, teve ligações com o Império Romano, embora nunca tenha feito parte formalmente dele. Durante as Guerras Marcomanas (166-180 d.C), o Império Romano avançou até a região, estabelecendo um acampamento militar em Mušov, na Morávia do Sul.

A Xª legião romana era, segundo estudos, responsável por verificar as tribos germânicas derrotadas nas Guerras Marcomanicas , durante o reinado do imperador Marco Aurélio.

Cômodo, sucessor de Marco Aurélio, ordenou a retirada de forças militares da região já que os esforços para ocupar a região foram frustrados pelas tribos locais.

Atualmente, o fragmento de bronze está em exposição no Centro de Visitantes Mušov, em Pasohlávky, na exposição “Portão para o Império Romano”. A exposição inclui o artefato original, uma reconstrução completa da bolsa e uma coleção de moedas romanas descobertas nas proximidades.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas