_Android

Aprenda a acessar o Modo Seguro do Android para achar possíveis problemas no seu telefone

No Modo Seguro, você consegue depurar problemas acessando o smartphone com aplicativos de terceiros desativados.

Assim como o Windows, o Android tem um Modo Seguro que você pode usar se seu aparelho não está se comportando como deveria. Nele, você desativa todos os aplicativos de terceiros, o que permite que você veja os problemas causados por um desses programas (como aquecimento excessivo) ou algo estranho que esteja rolando no sistema. A seguir como fazer isso:

Nas versões mais recentes do Android, pressione e segure o botão ligar até aparecer na tela a opção de desligar, na sequência pressione e segure na opção desligar para ver a opção de Modo Seguro. Toque em Ok para reiniciar. Após o reinício, apps de terceiro estarão em cinza e não-operacionais (como o Twitter na imagem abaixo), e ainda aparecerá uma grande opção Modo Seguro na parte esquerda inferior da tela.

Dependendo do seu modelo de smartphone, você pode precisar pressionar o botão para abaixar o volume (caso de alguns Samsungs) ou segurar os dois botões de volume simultaneamente durante o reinício para entrar no Modo Seguro — se o método acima não funcionar, pesquise na internet sobre a forma como seu smartphone entra no Modo Seguro (como cada marca modifica o Android, pode variar o processo). Para sair do Modo Seguro é fácil. Basta reiniciar o telefone (ou tablet) novamente e ele estará no modo convencional.

Se seu telefone funciona normalmente no Modo Seguro, pode ser que algum app que você instalou seja o problema em seu smartphone. Você pode limpar dados de cache de apps suspeitos ou desinstala-lo completamente nas configurações do Android — isso pode ser feito tanto no Modo Seguro como no convencional. Você talvez tenha que refazer o acesso a alguns serviços após o acesso neste modo. No nosso caso, foi necessário entrar com informações de login no Facebook e no Twitter.

Sair da versão mobile