Embora o Google ainda não tenha divulgado uma data para o seu lançamento anual de produtos, graças a fontes internas e a análise de um arquivo APK, temos uma ideia de alguns novos recursos de câmera que devem aparecer no Pixel 4.

Segundo uma fonte “confiável” que falou com o 9to5Google, um dos primeiros novos recursos da câmera do Pixel 4 é chamado de Modo de Movimento (Motion Mode), que aparentemente facilita a captura de fotos de objetos em movimento rápido, mantendo os fundos borrados que normalmente só podem ser capturados por câmeras DSLR tradicionais ou mirrorless com lentes intercambiáveis.

A fonte do 9to5Google conta ainda que o modo Night Sight do Google, que continua sendo um dos melhores modos de foto com pouca luz encontrados em qualquer telefone, estará recebendo algumas melhorias gerais que o tornarão mais rápido e mais poderoso. Isso inclui um novo modo baseado em astrofotografia que supostamente permitirá que o Pixel 4 capture melhor coisas como trilhas estelares ou constelações sem a necessidade de acessórios caros.

Enquanto isso, um membro da comunidade XDA Developers recentemente descobriu um novo código no APK do app Google Camera 6.3 que continha referências a três novas melhorias de câmera que serão lançadas ainda neste ano.

Os três recursos estão marcados no código como “experimental2019”, o que indica ainda que essas novas funcionalidades serão exclusivas do Pixel 4 antes de serem potencialmente portados para os telefones Pixel existem em algum momento no futuro.

O primeiro recurso é chamado de Audio Zoom, que parece ser parecido com o Zoom-in Mic, que a Samsung adicionou recentemente ao Galaxy Note 10. Ao ajustar os níveis de som baseado em onde a câmera está apontando e no nível de zoom, o novo recurso da câmera deve facilitar o destaque de sons de um assunto específico, além de reduzir os barulhos incômodos do ambiente ao redor.

Em seguida, vem algo chamado Live HDR, que parece usar aprendizado de máquina para retocar fotos automaticamente, com o objetivo de aprimorar itens como contraste, saturação de cores, entre outros itens e em tempo real. Os desenvolvedores do XDA especulam que o Live HDR provavelmente é baseado no algoritmo HDRNet, que foi desenvolvido por pesquisadores do Google e do MIT e demonstrado em 2017.

Por fim, o terceiro recurso de câmera encontrado no APK Google Camera 6.3 é um algoritmo que visa reduzir a distorção da câmera selfie do Pixel 4, corrigindo melhor o amplo campo de visão da câmera frontal. Se lançada, essa funcionalidade ajudará a impedir que os rostos das pessoas pareçam gordos ou esticados.

Isso também parece ser uma estratégia do Google para minimizar uma mudança de hardware. Este novo recurso ajudaria a amenizar a percepção de que o Pixel 4 tem coisas a menos que o Pixel 3; o aparelho do ano tem duas câmeras selfie, enquanto o Pixel 4 deve ter só uma.

E, como uma aparente confirmação das melhorias do Night Sight mencionadas pelo 9to5Google, há um código no APK do Google Camera 6.3 que inclui referências a uma opção Zero Shutter Lag para o Night Sight, que poderia acelerar o processo de captura de fotos com pouca luz.

No fim das contas, recursos sofisticados de câmeras e excelente qualidade de imagens já são algumas das maiores vantagens dos telefones Pixel, do Google. Portanto, não deve ser surpresa que o Google esteja trabalhando em alguns truques nos novos para o próximo aparelho da marca. E, quem sabe, com base nos teasers anteriores do Pixel 4, se vazamentos e rumores continuarem a aparecer, o Google deve confirmar mais novos recursos antes do lançamento oficial do Pixel 4 ainda neste ano.