Desafio do Google para levar rover à Lua vira filme do diretor de Star Wars
O Google convocou J.J. Abrams, de Lost e Star Wars VII, para fazer um filme sobre os participantes do Lunar X-Prize, um desafio promovido pela empresa que tem como objetivo levar um rover para a Lua e fazer uma transmissão em alta definição até o fim de 2017.
Chamado de Moon Shot, o filme foi dividido em 9 episódios e abordará algumas das 16 equipes participantes do desafio. Neles, serão mostradas as histórias das equipes, mais os desafios e bastidores do desenvolvimento do projeto. Abaixo, o trailer:
A produção-executiva do filme é assinada pela Bad Robot, de J.J. Abrams, e pela Epic Digital, do diretor indicado ao Oscar Orlando von Einsiedel. Segundo o Google, os episódios serão lançados gratuitamente a partir de 15 de março no Google Play e 17 de março no YouTube.
Desafio de chegar à Lua
O Lunar X-Prize é um projeto do Google com o objetivo de promover o surgimento de uma nova maneira de explorar o espaço. A ideia é incentivar o acesso eficiente e de baixo custo à Lua por meio da inovação e empreendedorismo. Quem conseguir vencer o desafio ganhará US$ 30 milhões.
As equipes participantes contam com os mais distintos backgrounds. Tem gente do Vale do Silício, hackers alemães, especialistas em TI indianos e até uma família ucraniana, que vive no Canadá e usa seu apartamento para desenvolver o projeto.
Na competição, há, inclusive, uma equipe brasileira. A SpaceMeta é capitaneada por Sergio Cabral Cavalcanti, que fica baseado em Petrópolis (RJ).
Por enquanto, um dos projetos de destaque é o da startup israelense SpaceIL. A companhia assinou um acordo para lançar seu rover a bordo de um foguete Space X Falcon 9. O contrato, firmado em outubro do ano passado, foi o primeiro assinado por equipes participantes do desafio. Vamos ver como as outras equipes vão se sair, pois 2017 já está quase aí.