Morre Brian Wilson, fundador dos Beach Boys e o gênio por trás de “Pet Sounds”

O cantor e compositor norte-americano Brian Wilson foi responsável por revolucionar a produção musical com o "Pet Sounds", álbum lançado em 1966
Imagem: Reddit/Reprodução

Brian Wilson, fundador e principal responsável pelo sucesso dos Beach Boys, morreu nesta quarta-feira (11). O cantor e compositor norte-americano da lendária banda dos anos 1960 tinha 82 anos e sofria com problemas de demência desde o ano passado.

banner

A família anunciou a morte do músico no perfil oficial de Brian Wilson no Instagram. No entanto, a publicação não revela a causa da morte do criador dos Beach Boys.

Em janeiro, Wilson ficou viúvo, resultando em uma curatela para o cantor — mecanismo jurídico que cede a outras pessoas o controle dos interesses de um adulto.

“Brian Wilson não tem capacidade de conceder informações apropriadas sobre a administração dos medicamentos, bem como o tratamento, de seus transtornos neurocognitivos (incluindo a demência).”, diziam os documentos.

Em nota no site oficial do cantor, a família escolheu a assessora de Brian Wilson, Jean Sievers, e a empresária LeAnn Hard, como curadoras.

Aliás, esta não foi a primeira vez em que Brian Wilson esteve em curatela. Em 1991, a mãe, os irmãos e os primos de Brian Wilson processaram o cantor por críticas aos companheiros dos Beach Boys.

Os Beach Boys eram uma banda com três irmãos: Brian, Carl e Dennis Wilson. O primo Mike Love e o amigo Al Jardine completavam o grupo. Brian Wilson foi o último dos irmãos a morrer.

Mas a carreira do músico teve muitos altos e baixos. Foram muitos problemas psicológicos e uso excessivo de drogas. A batalha interna do líder dos Beach Boys é retratada no filme “Love & Mercy”, de 2014. Paul Dano e John Cusack interpretam o cantor em diferentes fases da vida. Veja o trailer:

“Pet Sounds”: a obra-prima de Brian Wilson

O auge dos Beach Boys foi entre 1963 e 1967, graças ao talento de Brian Wilson, que com o álbum “Pet Sounds”, inspirado no “Rubber Soul” dos Beatles, revolucionou a produção musical.

“Pet Sounds”, de 1966, botou medo nos Beatles. Considerado o primeiro álbum conceitual da história, “Pet Sounds” foi exclusivamente algo da mente de Brian Wilson.

Apesar da mídia criar uma rivalidade com os Rolling Stones, Paul McCartney admite que os Beach Boys, sobretudo Brian Wilson, eram onde os Beatles queriam chegar.

Desse modo, “Pet Sounds” é diretamente responsável pela existência de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, talvez o álbum mais importante da história da música.

Juntando Rolling Stones, Beatles e Beach Boys, em 2013, Paul McCartney disse em entrevista a Ronnie Wood (guitarrista dos Stones) que “God Only Knows”, canção do “Pet Sounds”, é sua música preferida de todos os tempos.

Em 2002, McCartney e Wilson cantaram juntos a música icônica. Veja:

Por fim, em maio do ano passado, o Disney+ lançou um documentário sobre a carreira dos Beach Boys, focando no “Pet Sounds” e no processo criativo de Wilson. O cantor, aliás, aparece em entrevistas inéditas. Confira o trailer:

Reações de artistas

Muitos artistas, recentes e contemporâneos de Brian Wilson, publicaram homenagens ao cantor nas redes sociais. No X (antigo Twitter) Micky Dolenz dos Monkees afirmou que “Brian Wilson era um gigante tanto em termos espirituais quanto musicais”

A genialidade de Brian Wilson foi notada por outros músicos que também foram gênios e revolucionaram os anos 1960. Um exemplo, aliás, é John Cale, do Velvet Underground, que cita Brian Wilson como um gênio musical “que conseguiu fundir o pop com a sofisticação”.

Aliás, a fusão do pop com a sofisticação, como cita Cale, começa em 1965, e a canção “California Girls” (que também inspirou os Beatles) é um exemplo. Nancy Sinatra, amiga de longa data dos Beach Boys, afirmou que uma de suas maiores emoções foi cantar “California Girls” com Brian Wilson.

Além dos contemporâneos, Sean Lennon, filho de John Lennon, também homenageou Brian Wilson, chamando o cantor de “Mozart norte-americano”.

John Cusack, que interpretou Brian Wilson nos cinemas, compartilhou imagens inéditas com o lendário compositor, incluindo a partitura de “Love & Mercy”.

-Leia mais sobre Brian Wilson neste texto do colunista Marcelo Orozco, do Giz Brasil: “Adeus, Brian Wilson”

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas