_Curiosidades

Morre Dennis Ritchie, co-criador do Unix e fundador do C

Dizemos adeus ao premiado cientista da computação Dennis Ritchie, ou dmr como era chamado entre programadores. Sem seu trabalho, muitos dos produtos de computação que temos hoje não existiriam. Ritchie trabalhou a maior parte da sua vida na Bell Laboratories, onde ele ajudou a criar a linguagem de programação C, e onde trabalhou extensivamente no […]

Dizemos adeus ao premiado cientista da computação Dennis Ritchie, ou dmr como era chamado entre programadores. Sem seu trabalho, muitos dos produtos de computação que temos hoje não existiriam.

Ritchie trabalhou a maior parte da sua vida na Bell Laboratories, onde ele ajudou a criar a linguagem de programação C, e onde trabalhou extensivamente no sistema operacional Unix com Ken Thompson. A Apple, cujo OS X é baseado no Unix e cuja linguagem Objective C é baseada em C, se beneficiou bastante do trabalho de Ritchie.

Ritchie também co-escreveu a bíblia definitiva em programação C (essencial para todo programador) e recebeu o prêmio Turing, a Medalha Nacional de Tecnologia e, recentemente, o Japan Prize por seu trabalho no campo da ciência da computação.

Ele é descrito como um homem “não só brilhante, como humilde, cortês e generoso”. James Grimmelmann diz no Twitter que “a influência de Ritchie rivaliza a de Steve Jobs; só é menos visível”. Ritchie faleceu em casa no final de semana, entre os dias 8 e 9, depois de uma longa batalha contra uma doença ainda não divulgada. Ele tinha 70 anos. [Google+ via Boing Boing]

Sair da versão mobile