Aos 37 anos, vítima de um câncer no rim, morreu nesta segunda-feira à noite Norian Munhoz Junior, um dos maiores colecionadores de games do Brasil e fundador do site e grupo de discussão Canal 3. Norian e sua coleção eram a própria memória dos videogames no Brasil. Catalogada em detalhes desde 1999 no site ClassicGaming.com.br (fotos abaixo), ela conta com 177 consoles e portáteis (incluindo aí um monte de Odysseys, dois Telejogos, Atari Lynx I e II e até Virtual Boy e um arcade), e mais de 3.000 jogos: 



 

 

 

 

 

 

 

 

Na lista de discussão que Norian fundou reúnem-se mais de 400 pessoas que não apenas colecionam jogos, aparelhos e acessórios antigos e raros, como também tentam preservar a história dos games, organizando encontros com trocas, demonstrações e jogatina clássica. A lista de discussão é bem movimentada, e os encontros deles parecem bem divertidos.

Em uma época em que existem jogadores que sequer conheceram Sonic 2 ou Super Mario World, a existência de pessoas que ainda se preocupam, divulgam e preservam relíquias como o MSX e o Odyssey é importante. E pessoas tão apaixonadas por algo são ainda mais importantes — estas em qualquer época. 

O Gizmodo Brasil presta seus sentimentos à família e amigos. [UOL Jogos]