_Animais

Veja como mosquitos usam seis agulhas nojentas para sugar o nosso sangue

Mosquitos são as criaturas mais insuportáveis do planeta, e eles usam um sistema bem elaborado para conseguir sugar nosso sangue. Malditos!

Mosquitos são pequenos seres detestáveis que matam, espalham doenças e incomodam muito mais do que qualquer outra criatura na Terra. Isso acontece porque eles têm um sistema sofisticado de “agulhas” para picar e sugar nosso sangue. Mas exatamente como eles fazem para nos picar pode surpreender um pouco.

É um processo complicado A probóscide (tromba) do mosquito esconde seis partes: dois eixos com dentes minúsculos usados para serrar nossa pele; outros dois usados para segurar o tecido; um outro eixo afiado usado para investigar o vaso sanguíneo para sugar o sangue dele; e o eixo final é destinado a babar saliva dentro da gente para manter nosso sangue fluindo. São seis objetos parecidos com agulhas usados para o trabalho de picar uma pessoa.

Essa última parte com saliva, chamada hipofaringe, é a que causa a coceira, além de ser a que transporta vírus e parasitas como zika e malária para nosso corpo.

Foto via Global Panorama/Flickr

Sair da versão mobile