O Moto X chega ao Brasil em breve – dia 3 de setembro saberemos os últimos detalhes sobre o seu lançamento nacional – e aparentemente os brasileiros receberão praticamente tudo o que há de melhor na versão internacional do smartphone, incluindo o primeiro comando de voz em PT-BR por aqui.

A Motorola já deu a entender que o Moto X brasileiro vai poder ser personalizado, e, aparentemente, ele também entenderá comandos de voz em português. O app do Comando inteligente de voz da Motorola já está disponível na Google Play Store, e sua descrição é bem clara quando diz que o português brasileiro está entre os idiomas suportados:

Sem precisar tocar no seu smartphone, você pode obter direções, definir um alarme ou simplesmente fazer tudo – só usando a fala. Diga “OK Google Now” para começar. Depois, diga “Eu preciso de um guarda-chuva hoje?” e obtenha rapidamente o clima para a sua localização. Diga que você vai para casa e o Comando inteligente de voz te levará até lá. Treine-o com a sua voz e seu telefone estará sempre pronto para te responder.
Comando inteligente de voz faz tudo isso usando pouquíssima bateria, assim o seu telefone está sempre pronto.
Comando inteligente de voz é somente suportado por:
– Droid Ultra
– Droid Mini
– Droid Maxx
– Moto X
O Comando inteligente de voz está disponível apenas para o inglês (E.U.A.), espanhol (E.U.A.), francês (Canadá) e português (Brasil).

Da lista de smartphones, só temos informação do lançamento do Moto X por aqui (pelo menos até agora, mas como a Motorola vem dando bastante importância para o Brasil, podemos receber também os outros aparelhos). E a página na loja de apps do Google tem até imagens das telas em português:

vozmotox

O Comando inteligente de voz é como a Siri do iPhone ou o S-Voice dos smartphones da Samsung: uma espécie de assistente digital para seu aparelho. A diferença é que o da Motorola vai entender o nosso português, e seria o primeiro app com essa finalidade a fazer isso (nem o Google Now entende 100% o português). Você fala “Ok Google Now” e continua com algum comando (ligar para alguém, por exemplo) e o smartphone faz sem que você precise encostar nele.

Entramos em contato com a assessoria da Motorola no Brasil, que não confirmou (nem desmentiu) a informação e pelo jeito vamos ter que esperar até o dia 3 de setembro para saber se isso é verdade. Estamos cada vez mais ansiosos para ver como será este Moto X brasileiro. [Google Play Store. Obrigado ao nosso leitor wellmelo pela dica!]