O Atrix TV, smartphone Android da Motorola conhecido nosso faz algum tempo, finalmente chegará às lojas. Com preço sugerido de R$ 999, ele entra na acirrada briga dos smartphones mid-range com um belo diferencial — suporte a TV digital.

Apesar do nome “Atrix”, ele não se parece com nenhuma das três versões da linha comercializadas lá fora (dos quais, por sinal, apenas o primeiro chegou ao Brasil, ano passado). O Atrix TV é exclusivo para o mercado nacional e, além do receptor 1-Seg, que garante os canais de TV digital na incrível resolução de 320×240 a 30 fps, vem com processador single core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 150 MB (!) de memória interna + cartão SD de 2 GB (aceita até 32 GB), Android 2.3 “Gingerbread” e tela de 4″ com resolução de 480×854. Em outras palavras, apesar de quase um ano mais novo, é um aparelho bastante inferior ao Atrix original (e, vale notar, incompatível com o lapdock).

Embora a TV seja um diferencial bacana, no momento a disponibilidade limitada do sinal nos rincões do Brasil o deixa menos interessante longe dos grandes centros — até setembro do ano passado, eram menos de 500 municípios atendidos. Essa incerteza, somada a especificações relativamente defasadas para a sua faixa de preço, fazem os R$ 999 que a Motorola pede no Atrix TV ficar com um gosto salgado. As vendas do modelo começam na segunda-feira (28).