O Motorola Cliq, conhecido como Dext fora dos EUA, foi finalmente atualizado para o Android 2.1 (ou Eclair) esta semana. Você não pode instalar a atualização americana da Motorola diretamente no seu aparelho, mas pode instalar uma ROM não-oficial com tudo funcionando.

Se você nunca instalou ROMs no seu Dext, primeiro você precisa rooteá-lo: instale os drivers da Motorola, o ADB e faça o root no Backflip usando o tutorial do Skrilax_CZ. Depois, instale o modo recovery do j_r0dd usando este tutorial e atualize o rádio para a versão 5025 usando este guia. Só então você vai poder instalar a ROM, adaptada pelo francês Alexandre Dumont. Ele desenvolve ROMs para Dext e Quench, e vale a pena segui-lo no Twitter (@adumont) para acompanhar as novidades.

Vale lembrar que, por este método, você mantém o 3G (no meu caso, na Claro – o que não acontecia no passado. E tudo funciona desta vez: acelerômetro, câmera, Wi-FI, Bluetooth etc. E claro, sair do Android 1.5 pro 2.1 é ótimo: você pode instalar mais apps do Market – como o app oficial do Twitter ou o viciante Angry Birds – além de usar um navegador padrão melhor e de ter um celular um pouco mais rápido em geral.

Pra quem já tinha instalado ROMs customizadas, qual a vantagem de instalar esta? A principal: aceleração 3D. Antes você não podia jogar Replica Island nem Angry Birds, porque ficavam terrivelmente lentos; agora os jogos funcionam bem.

Se você tem um Quench ou um Backflip, já pode rootear o aparelho e instalar ROMs customizadas para atualizá-lo para o Android 2.1, mas talvez valha a pena esperar pela atualização oficial da Motorola nos EUA – que deve chegar ainda este ano por lá. A desculpa da Motorola, que o Dext não aguenta muito bem o android 2.1, faz cada vez menos sentido. Para quem já fez o hack aí: notaram alguma coisa errada/diferente? Atualizaremos se percebermos algo. [ModMyMobile via Alexandre Dumont]