O que chama mais a atenção neste novo celular musical da Motorola não é o som, nem a interface do player, que tem teclas próprias e tudo mais (como deve ser um celular serve pra ouvir músicas). Primeiro, ele vem com o disco novo do U2, que é todos nós podemos concordar que é um bom chamariz. O segundo é o Crystal Talk Plus, uma tecnologia que serve para diminuir o ruído na hora de falar. Achei isso curioso em um celular musical, que teoricamente deveria servir para fazer barulho.

Esse Crystal Talk Plus funciona de um jeito razoavelmente simples. É bom deixar claro que ele definitivamente não é um feature bom o suficiente para garantir que você compre o celular. Mas é um complemento bacana, que provavelmente vai estar em muito telefone daqui pra frente. Além do microfone normal, aquele que você usa para efetivamente FALAR ao fazer uma ligação, o EM35 tem um desses extras, que serve para captar o barulho exterior. Aí, um software no celular compara o que cada microfone captou e tira o barulho extra, que não é voz. O resultado é muito bom. Ao receber uma ligação de um lugar barulhento, dá para perceber alguns sons esquisitos ao fundo, mas a voz realmente vem mais clara. Como eu disse, não é o suficiente para vender o telefone, mas é  um complemento bacana.

O som das falantes externos do EM35 é bem decente. Não é extremamente alto, mas é bem definido. Tem baixos bons, médios curtos, agudos ok. E ele vem com um cartão SD de 2GB e aguenta até 32GB. Outra novidade pequena, mas que também é divertida, é a antena interna de rádio, uma idéia daquelas que faz você perguntar “por que raios todos os celulares não tem isso?”

No resto, tem OS proprietário da Motorola, vários widgets (calculadora, previsão do tempo e até Last.FM, mas não dá pra ouvir músicas em streaming) e conexão bluetooth e EDGE. O preço sugerido é R$ 800, mas pode esperar subsídio de operadoras e tudo mais. Ele definitivamente não vai mudar a história da telefonia celular, mas pode servir para quem curte o OS da Motorola e quer um telefone com teclas dedicadas para música. Será lançado dia 2 de março por aqui, no mesmo dia em que o U2 lança oficialmente o CD.