Donos de Androids da Motorola, comemorem: a Shop4apps, loja de aplicativos para os smartphones da marca, acabou de entrar oficialmente no ar. Se você tem um Milestone, FlipOut, Backflip, i1, Dext ou Quench, pode ter acesso, finalmente, a alguns dos melhores programas grátis e pagos, em Reais, que muitas vezes não estão no nosso Android Market manco.

A loja pode ser acessada tanto do smartphone ou pelo computador (motorola.com/shop4apps). No celular, é preciso fazer o cadastro e baixar o aplicativo – o sistema já reconhece o celular que você usa (só vale da Motorola mesmo) e só mostra os aplicativos compatíveis, o que é bem bom. Não há informações sobre o número de aplicativos disponíveis agora no lançamento, mas pelo que naveguei, tem bastante coisa. Como há uma certa curadoria da Motorola, acabam não entrando os apps meio spammers do Android Market. Mas não faltam aplicativos "Temas" e papeis de parede, é bom que se diga. A Motorola promete lançar alguns aplicativos exclusivos por ali, e dará suporte a desenvolvedores que escolherem comercializar seus apps via Shop4apps. Por ora, ela está disponível para brasileiros, mexicanos, argentinos e chineses apenas.

Por enquanto, o sistema só aceita pagamento com cartão de crédito, mas outros sistemas de pagamento aparecerão no futuro. Uma vez cadastrado, basta selecionar um aplicativo, clicar em comprar e repetir nome e senha. Joguinhos bacanas, como os da Gameloft ou o popular app para Twitter Twitdroyd, em sua versão PRO, podem ser comprados a mais ou menos o preço convertido em Reais. Há várias coisas de R$ 0,99 e os mais caros ficam na casa dos R$ 9,99, como na App Store da Apple. Na Web, a loja se assemelha ao iTunes, com uma cara bem decente e com destaque para vários apps:

No celular, a coisa é mais enxuta, mas melhor que o Android Market em alguns aspectos (mais categorias e listagem por relevância) e pior em outros, como a falta de uma caixa de busca e a confusão de coisas em inglês, português e espanhol (tipo "Comprar aplicaciones". Um detalhe interessante é que há uma aba "My Apps" onde ficam os aplicativos que você já baixou. Se você trocar de Android da Motorola no futuro, basta entrar ali e pedir pra baixar tudo de novo. Bem bacana.

Aqui estão algumas imagens da loja como aparece no meu Milestone:

   

Release:

 

São Paulo, 27 de julho de 2010 – A Motorola lança para os consumidores brasileiros a SHOP4APPS, loja de aplicativos Android da companhia que complementa a experiência do Android Market™ ao oferecer uma seleção mais abrangente e otimizada de aplicativos locais, também em português, para celulares da marca que utilizam o sistema operacional Android, proporcionando uma experiência mais personalizada. A loja, já pré-carregada no último lançamento da companhia, o FLIPOUT™ com MOTOBLUR™, também poderá ser baixada em outros smartphones Android da Motorola disponíveis no mercado, por meio do navegador do próprio celular, a qualquer momento, pelo link: http://motorola.com/shop4apps.

Com a SHOP4APPS, é mais fácil encontrar, comprar e baixar aplicativos gratuitos e pagos. Os consumidores podem comprar e instalar diretamente no aparelho de maneira rápida, com opções de pagamento personalizadas. Os itens baixados são registrados em uma área on-line de arquivo pessoal chamada My Apps, e ficam armazenados de forma segura, caso o consumidor mude de aparelho Android. 

“A SHOP4APPS foi criada para trazer a próxima geração de aplicativos revolucionários ao portfólio de smartphones Android da Motorola”, afirma Christy Wyatt, vice-presidente corporativa de gestão de produtos de software e serviços da área de Produtos Móveis da Motorola. “Enxergamos a SHOP4APPS como uma enorme oportunidade para que a Motorola e sua comunidade de desenvolvedores possam oferecer aos consumidores uma experiência ainda mais personalizada, tanto no FLIPOUT quanto nos outros aparelhos do portfólio Android da Motorola.”

A Motorola vai anunciar diversos aplicativos exclusivos, que estarão disponíveis apenas pela SHOP4APPS. Entre eles, destaque para a rede de relacionamentos chamada Where I’ve Been, na qual os membros podem trocar dicas sobre viagens. A loja também trará um sofisticado guia de vinhos, chamado Wine Ph.D., com dicas e informações sobre vários rótulos da bebida; e o Instinctiv Player, que permite comprar ingressos para os shows da banda predileta do usuário.

A SHOP4APPS também é uma ótima vitrine para os desenvolvedores, que podem mostrar e comercializar seus aplicativos Android para celulares da Motorola. Para garantir a qualidade da experiência do usuário final, os itens submetidos à loja da Motorola são testados pelo Centro de Teste de Aplicativos da SHOP4APPS antes de serem publicados. A empresa também oferece aos desenvolvedores um suporte de comercialização por meio do canal MOTODEV, programa global da Motorola para desenvolvedores e fornecedores independentes de softwares (ISVs), que permite o acesso a múltiplos meios de distribuição, incluindo a SHOP4APPS, o Android Market e outros canais de terceiros.

Para obter mais informações sobre o Motorola FLIPOUT com MOTOBLUR, clique aqui.

Os desenvolvedores que tenham interesse em submeter aplicativos à SHOP4APPS devem acessar: http://www.developer.motorola.com/shop4apps.

Informações para desenvolvedores que tenham interesse em produzir aplicativos Android com a Motorola: http://developer.motorola.com.    

Mais informações sobre os aplicativos disponíveis e exclusivos da SHOP4APPS: http://motorola.com/shop4apps (link disponível para acessos por meio do computador ou por celular).