O Motorola Milestone, dos nossos smartphones com Android favoritos, está sendo atualizado para a versão mais nova do sistema do Google em basicamente todo o mundo. A América Latina ficou de fora do processo (isso inclui a gente). Por que diabos?

Donos de smartphones da empresa já haviam ficado decepcionados com o anúncio de que Dext e Backflip (nenhuma informação do Quench) não seriam atualizados para Android 2.1, como nos EUA. Havia pelo menos esperança de que o Milestone, com hardware melhor, recebesse a atualização da versão 2.1 para 2.2, como na Europa. Hoje, na página de suporte, veio a confirmação de que este não seria o caso:

Vários leitores chamaram a nossa atenção pelo descaso da empresa com o Brasil no nosso e-mail. No Twitter, há a hashtag #motorolafail ou #motofail de consumidores revoltados. Questionei a empresa sobre o motivo e esta foi a declaração inteira que recebi via assessoria de imprensa:

A Motorola reforça que está comprometida em manter a evolução constante das experiências de seus smartphones Android, trazendo periodicamente atualizações de software. A empresa busca a melhor combinação de hardware e software para cada dispositivo e toma suas decisões baseadas em uma série de fatores de mercado que depende das negociações com cada operadora, com a Google e do planejamento do portfólio da Motorola no Brasil. No que se refere aos upgrades de software, a Motorola informa que não disponibilizará a atualização do Milestone para a plataforma Android 2.2.

Por baixo do blablablá, é difícil entender a "série de fatores de mercado", ponto por ponto. Eu não entendo a questão das negociações com as operadoras. No caso da atualização do Android 2.0 para 2.1, somente a Vivo fez a atualização automática OTA, mas os donos de Milestone de outras operadoras poderiam facilmente fazê-lo diretamente na página da Motorola. Qual a dificuldade de fazer isso de novo? 

Outra: qual a dificuldade de negociação com o (ou a) Google? O Android 2.2 não está pronto em PT-BR? A última justificativa de dificuldade, o tal do "planejamento de portfólio da Motorola no Brasil" pode ser interpretado de maneira bem cruel, que seria a tal obsolescência planejada: quer a nova versão do sistema Android, compre outro celular. A chegada do novo Milestone deve acontecer a qualquer momento, e há uma chance razoável de que ele já venha com o Android 2.2, ou ao menos seja atualizado em pouco tempo.

Contatamos operadoras e Google atrás de respostas mais satisfatórias. Isso obviamente não vai impedir os hackers de conseguirem a atualização de sistema. É só esperar.