No meio de agosto, a Motorola anunciou o P30 no mercado chinês, e se especulava que o modelo chegaria a outros mercados como Motorola One. Pois bem, o Motorola One e o One Power foram anunciados para o resto do mundo, mas não se trata exatamente dos mesmos aparelhos. Eles compartilham muitas características, a mais notável delas sendo a semelhança com o iPhone X.

• Motorola lança no mercado chinês o Moto P30, um intermediário com cara de iPhone X
• É oficial: o entalhe na tela dos smartphones já se tornou um recurso zoado

O destaque dos dois novos modelos é que eles fazem parte do programa Android One, que o Google preparou para dar mais agilidade às atualizações de segurança e aos updates maiores do sistema. O programa Android One prevê correções de segurança mensais por três anos após o lançamento global.

A Motorola promete atualizar rapidamente os aparelhos com o Android Pie, recém lançado, e com o Android Q, que só será anunciado no ano que vem – ah, é a versão pura que vem embarcada.

Sistema à parte, os componentes do Motorola One são intermediários. O modelo base tem tela de 5,9 polegadas com resolução de 1520×720 pixels, processador octa-core Snapdragon 625 de 2,0 GHz, câmera dupla de 13 megapixels na traseira, sensor de 8 megapixel para selfies e… só. A fabricante não revelou a quantidade de RAM, nem o tamanho da bateria, mas afirma que o aparelho terá autonomia para um dia inteiro com uma só carga.

Já o One Power tem tela 6,2 polegadas com resolução de 2280×1080 pixels, processador octa-core Snapdragon 636 de 1,8 GHz, câmera dupla de 13 megapixels na traseira, sensor de 8 megapixel para selfies, 64 GB de armazenamento e promessa para “até dois dias de bateria”.

O Motorola One será vendido na Europa, América Latina e Ásia a partir de setembro. O preço sugerido para a Europa foi de 299 euros (R$ 1.440, na cotação atual). Ainda não há informações de disponibilidade e preço para o Brasil.

Já a versão mais potente, o One Power, vai chegar à Índia em outubro, sem valor definido. O material de divulgação da Motorola não menciona se esse modelo chegará a outros mercados. Entramos em contato com a assessoria da Motorola para saber se o produto deve desembarcar no mercado brasileiro.