Se você, dono de um Quench ou Backflip, estava desiludido por não receber atualização do Android pela Motorola, anime-se: duas ROM não-oficiais trazem o Android 2.1 para estes aparelhos. Elas estão funcionais, trazem algumas boas novidades aos aparelhos, e as instruções de instalação vêm a seguir:

Quench



O criador da ROM para o Quench é o francês Alexandre Dumont (@adumont), que também fez uma ROM para o Motorola Dext da qual falamos por aqui. O Alexandre pegou a ROM oficial da Motorola para o Dext que vazou em agosto – uma ROM com Android 2.1 – e a adaptou para que ela funcione no Quench.

Para instalar o Android 2.1 no Quench, você precisa fazer o seguinte:

– Baixe e instale os drivers da Motorola no seu computador;

– Siga o guia para instalar o ADB (Android Debug Bridge);

– Faça o root no Quench usando o tutorial do Skrilax_CZ;

– Instale o modo recovery do j_r0dd usando este tutorial;

– Baixe a ROM do Android 2.1 (adlxmod XT 2.0) para o Quench e coloque-a no cartão de memória, fora de qualquer pasta;

– Instale a ROM do Android 2.1.

Pra instalar a ROM, você precisa desligar o Quench, segurar o botão da câmera e ligá-lo de novo. Continue segurando o botão da câmera até surgir uma mensagem na tela. Entre no modo recovery, escolha a opção "Wipe", depois "Wipe data/factory reset" para apagar todos os dados do seu celular. Então escolha a opção "Flash zip from SD", selecione a ROM para instalá-la e, quando estiver pronto, reinicie o Quench.

Não testamos o método aqui, mas usuários do fórum Portal Android tiveram boas experiências com a ROM. Aliás, o Portal Android tem uma lista de tópicos que ensinam como rootear o aparelho, fazer backup e resolver problemas comuns do aparelho – vale a pena conhecer mais sobre o que os brasileiros andam comentando sobre o Quench.

Como disse antes, o maior trabalho está em encontrar as informações: seguindo estes passos, você deve levar pouco mais de 30 minutos para instalar o Android 2.1 no seu Quench.

E quais as vantagens? Bem, você vai poder usar os diversos apps que não suportam o Android 1.5, como o app oficial do Twitter e do Skype, além de contar com um navegador padrão mais rápido e obter atualizações dos apps embutidos como o Mapas e o Android Market. Você agora pode usar seu Quench como um hotspot 3G, compartilhando a internet do seu celular para outro dispositivo via Wi-Fi. E o método de root não faz você perder o 3G na Claro, problema do método mostrado da última vez para o Dext – ou seja, o root é seguro para qualquer operadora no Quench.

A maioria das conexões e sensores está funcionando nesta ROM – 3G, Wi-Fi, GPS, câmera, acelerômetro e mais – e a ROM tem alguns bons detalhes, como um teclado virtual melhor e maior duração de bateria (até seis dias em standby). Há alguns poréns, no entanto. Segundo o próprio Alexandre, o Wi-fi parece não estar funcionando de forma consistente para algumas pessoas (ele às vezes não liga), a bússola e o flash da câmera não funcionam, assim como a aceleração 3D – então jogos mais ou menos pesados não vão mais rodar no Quench. Você também precisa sempre ativar o viva-voz ao fazer e receber ligações, e outros probleminhas listados no primeiro post deste tópico.

Backflip

A ROM com Android 2.1 para o Backflip foi criada pelo Jared (@j_r0dd). Para instalá-la, siga estes passos:

– Instale os drivers da Motorola, o ADB e faça o root no Backflip usando o tutorial do Skrilax_CZ;

– Instale o modo recovery do j_r0dd usando este tutorial;

– Baixe a ROM do Android 2.1 (chamada Preclair) para o Backflip e coloque-a no cartão de memória, fora de qualquer pasta;

– Baixe o arquivo "signed-IT_radio.zip" para o cartão de memória – link para download no primeiro post deste tópico;

– Instale o arquivo para atualizar o rádio do Backflip (que pode fazer você perder o 3G no aparelho):

Desligue o Backflip, segure o botão da câmera e ligue-o de novo. Continue segurando o botão da câmera até surgir uma mensagem na tela. Entre no modo recovery, escolha a opção "Wipe", depois "Wipe data/factory reset" para apagar todos os dados do seu celular. Então escolha a opção "Flash zip from SD", selecione o arquivo signed-IT_radio.zip e instale-o. Reinicie o Backflip.

– Siga este tutorial para instalar a ROM.

O método acima combina as informações que obtivemos nos dois tópicos sobre o assunto do ModMyMobile, mas não o testamos em um aparelho.

O Android 2.1 para Backflip conta com as mesmas vantagens do Quench e Dext – compatibilidade com mais apps, navegador e Android Market melhorados, funções de um aparelho rooteado – e tem alguns problemas também: o mais notável é a possível quebra do 3G caso você instale a ROM. Não encontrei usuários reclamando disso (apenas um alarme falso) e um brasileiro disse que instalou sem citar problemas, mas pode acontecer.


Pra quem tem um Quench ou um Backflip, é hora de decidir se vai instalar o Eclair nele e siga o @adumont e o @j_r0dd no Twitter para mais novidades. Se você tem um Dext, já ensinamos como rootear o aparelho, e há pelo menos seis opções de ROM com Android 2.1 para você escolher – eu prefiro a ROM brwnMOD DeBLUR, que você encontra aqui. Se você tem um Milestone e não quer esperar até 2011 para usar o Froyo, também temos a solução. Lembre-se que não nos responsabilizamos por nada que você fizer com seu aparelho. Divirta-se! [ModMyMobile: Quench e Backflip via @Quench_BR]