Esta é a imagem do convite que a Motorola mandou para alguns jornalistas hoje. Apesar das luzes apagadas, não há mistério: o potentíssimo smartphone Atrix e o Xoom, primeiro tablet com Android 3.0, estão chegando. O anúncio será dia 12 de abril pela manhã, e a festa será grande: o próprio CEO da Motorola Mobility, Sanjay Jha, virá ao Brasil para fazer o lançamento. Já há pistas sobre quanto ele vai custar.

Não há qualquer confirmação de que ele chegue às lojas no mesmo dia. Mas pelo menos temos ideia do preço. Fontes ouvidas pelos nossos amigos do ZTop indicam que o Xoom custará R$ 1.600 (versão 32 GB, sem 3G), o atual preço do primeiro iPad com a mesma configuração. Ainda é carinho, sim, mas se você pensar que o Galaxy Tab chegava ao Brasil em novembro custando R$ 2.600 no varejo, já é uma grande melhora. A estratégia da Motorola de ir direto para o varejo e não apostar no primeiro momento nas vendas com operadoras me parece mais acertada. A ideia até fazia um pouco de sentido para o Tab de 7 polegadas, que é um telefonão e precisa de linha, mas um tablet terá mais destaque sendo vendido em lojas normais, como o iPad. Pagar um plano de dados a mais quando você pode compartilhar a conexão de iPhones, Androids e Nokias não parece uma boa ideia.

Como o Xoom deverá ser o primeiro tablet de segunda geração a chegar no mercado, espere bastante barulho – e, poderia dizer, boas vendas. E não fique surpreso se o iPad 2 tiver sua estreia brasileira um pouco acelerada. Credenciais ele já tem.