A Mozilla anunciou uma novidade para fortalecer a segurança de suas contas de e-mail: o Firefox Monitor. A ferramenta foi feita em parceria com o famoso HaveIBeenPwned.com, usando o rastreamento do site para determinar se suas contas foram comprometidas por vulnerabilidades conhecidas.

• Novo Firefox pode bloquear aqueles pedidos chatos de envio de notificações
• Quatro atualizações do reformulado Mozilla Firefox Quantum

Para utilizar o Firefox Monitor, basta cadastrar seu e-mail, e a ferramenta mostrará se o endereço já esteve envolvido em alguma violação, exibindo detalhes sobre quais dados pessoais podem ter sido expostos e onde isso aconteceu, por exemplo. A partir de então, um sistema de alertas passará a avisá-lo caso seu e-mail sofra algum novo ataque, e recomendações serão feitas para evitar essas vulnerabilidades.

Imagem: Mozilla

Para desenvolver a ferramenta, além do HaveIBeenPwned, a Mozilla trabalhou com o Cloudflare, criando o método de compartilhamento de dados anônimos, e a empresa afirma que o Firefox Monitor nunca envia o endereço de e-mail completo para um terceiro.

A ferramenta não é exclusiva para os usuários do Firefox, mas uma página do Mozilla afirma, sim, que quem usa o navegador terá funcionalidades adicionais. Atualmente, o serviço está em estágio de testes, e aproximadamente 250 mil usuários serão convidados na próxima semana para utilizar a ferramenta. Não há data de previsão para o lançamento geral do Firefox Monitor, e a Mozilla afirma que o fará quando estiver satisfeita com os testes.

O HaveIBeenPwned conta com mais de dois milhões de usuários, e Troy Hunt, criador do banco de dados do site, mostrou estar empolgado com a parceria, escrevendo em um post de blog: “Isso é enorme, porque o Firefox tem uma base de instalação de centenas de milhões de pessoas, o que expande significativamente o público que pode ser alcançado uma vez que este recurso chegue ao mainstream“.

[Mozilla via CNET]