O escândalo da Cambridge Analytica deixou muita gente pistola com o Facebook, e você possivelmente pensou (ou não) em fazer como Elon Musk e se retirar da rede social. Como os tentáculos que ela colocou sobre nossas vidas são bem firmes, é de se entender a sua relutância em apagar sua conta. E é pensando nas pessoas que se encontram nesta categoria, insatisfeita mas não preparada para deixar o site, que a Mozilla criou uma extensão para Firefox que isola sua atividade em outros sites da web de sua identidade no Facebook.

• Facebook guarda registro de ligações e mensagens de texto no Android
• Cofundador do WhatsApp sugere que pessoas deletem suas contas do Facebook
• O que você pode fazer para proteger ao máximo seus dados no Facebook

Nesta terça-feira, a extensão Facebook Container foi anunciada junto com um texto ressaltando a importância de se controlar a maneira como nos conectamos a um serviço como o Facebook. A extensão isola seu perfil no Facebook do restante de suas atividades em outros sites, o que significa que o site de Mark Zuckerberg não poderá usar informações sobre o que você faz em outros sites para enviar mensagens e anúncios direcionados a você.

Essa extensão, no entanto, não evitaria algo como o escândalo da Cambridge Analytica, que usou postagens, interações e atividades dentro do próprio Facebook para montar sua atuação. Também não impede que a rede social e apps de terceiros dentro dela extraiam informações a partir de seu perfil na rede. Ainda assim, remedia um dos vários problemas que levam o Facebook à sua crise de confiança atual.

Ao instalar a extensão, seus cookies de Facebook são excluídos e você é desconectado do site. Quando você faz seu login novamente no site, poderá notar a abertura de uma aba “container” azul (que você vê na imagem acima). Dentro dessa aba, você pode usar o Facebook normalmente que a rede não poderá cruzar esses dados de atividades internas e externas.

Porém, se você, de dentro do Facebook, clica em uma URL que te leva para outro site, a proteção já não vale mais. Se estiver em um site e clicar no botão do Facebook de compartilhar presente na página, as informações também serão enviados à rede social. É importante frisar também que você não conseguirá fazer login em apps de terceiros usando suas informações do Facebook, e comentários e curtidas como os que você vê ao fim de matérias em alguns sites também não funcionam.

De forma padronizada, mesmo quando você não está conectado, o Facebook permite que sites e apps acessem dados de sua navegação para ter uma ideia mais clara de quem você é e, em geral, oferecer anúncios cada vez mais direcionados (mas também influenciar eleições). Se isso te incomoda o bastante para considerar excluir o Facebook, mas não o suficiente para de fato fazê-lo, esta extensão para Firefox parece um bom começo.

Imagem do topo: Mozilla