A Mozilla está testando um recurso que pode gerar um e-mail alias (um endereço de email de encaminhamento) com apenas um clique. A ideia é ajudar a proteger os usuários de hackers, bem como manter a caixa de entrada livre de spams.

O Gizmodo confirmou que o recurso, chamado de Private Relay, está em fase experimental. De acordo com uma página da ferramenta – que está sendo oferecida como um add-on Firefox – se um formulário online solicitar o e-mail de um usuário, esse usuário pode clicar no botão Private Relay em seu navegador para preencher um endereço de e-mail “único, aleatório, anônimo”. O Firefox irá então encaminhar os e-mails desse endereço para sua caixa de entrada.

Se algum e-mail alias começar a receber spam ou o usuário não quiser mais receber e-mails daquele endereço – o que é bastante comum quando você se inscreve em apps ou newsletters – o usuário pode simplesmente excluir aquele e-mail, em vez de ter que ficar indo em páginas de desinscrição ou pelo filtro de spam, que nem sempre funciona para manter a caixa de entrada limpa.

“O Private Relay está no início de sua fase experimental neste momento”, disse um porta-voz da Mozilla ao Gizmodo por e-mail. “Vamos nos certificar de compartilhar mais informações quando estivermos prontos para testar com o público geral.”

O porta-voz não respondeu imediatamente quando perguntamos quando o recurso entrou em testes. Entretanto, de acordo com a ZDNet, o Private Relay entrou nessa fase no mês passado e pode entrar em beta público ainda em 2020.

Atualmente, o recurso parece estar disponível apenas por convite, de acordo com sua página da extensão. O Firefox observa que em breve adicionará uma lista de espera para o recurso, portanto, fique de olho na página do Private Relay para tentar testar quando ele estiver disponível para um público maior.