Nós ouvimos falar que a MSI poderia lançar um netbook touchscreen com a nova geração da plataforma Pine Trail Atom da Intel, e ela vai mesmo. De acordo com a MSI, o novo chipset Atom está planejado para ser oficialmente lançado na CES.

No entanto, a Intel nos diz que ainda não bateu o martelo sobre o lançamento do Pine Trail, apenas mantendo que irá enviar os produtos aos clientes até o final do ano. A MSI espera ser a primeira a trazer netbooks Pine Trail ao mercado, incluindo o seu conversível U150 de 10" com Windows 7.

De qualquer modo, quanto antes ganharmos um novo Atom, melhor (tenha em mente que a próxima geração da popularíssima plataforma vai mesclar a CPU e o GPU no mesmo chip). De acordo com Andy Tung, da MSI, o Pine Trail está resultando em performance gráfica melhorada e ao menos 20% de melhoria no consumo de energia.

Nós esperamos que a máquina, com sua tela de toque resistiva, se saia melhor que o ASUS Eee PC T91. Se bem que o fato da tela não ser capacitiva e não ter multitouch significa que não haverá suporte aos truques bacanas do Windows 7 para interfaces de toque.

Antes de aceitar o seu toque, porém, a MSI vai lançar o Wind U210, de 12", que, assim como o recente Gateway LT3100, usa a plataforma Yukon da AMD em vez da Atom. A MSI vai oferecê-lo em dois pacotes diferentes, incluindo um com Windows XP, 1GB de RAM e 160GB de disco rígido por US$ 379 e outro com Vista Premium por US$ 429. O U210 estará disponível nos EUA nas primeiras semanas de setembro.