Você sabia que a Microsoft diminuiu os arquivos de som no release candidate do Windows 7 para que o seu computador inicialize mais rápido? Eis algumas das mais de 70 mudanças da nova versão.

Área de trabalho e interface de uso:

• Opções para mostrar gadget
No Windows 7 beta era impossível separar ícones da área de trabalho e gadgets sob a configuração View, disponível ao clicar com o botão direito no desktop. Agora há a opção de ocultar apenas gadgets ou apenas ícones da área de trabalho.

Atalhos de teclado:

• Windows Flip (Alt + Tab) com Aero Peek
O Aero Peek agora está ativado para o Windows Flip (mais conhecido como Alt + Tab)

• Atalho Windows Logo + # melhorado

Pressionar Windows Logo + # (em que # corresponde à ordem de um item na barra de tarefas) no beta apenas executava o programa correspondente no Windows 7. No release candidate, o atalho pode tanto executar quanto trocar janelas. Por exemplo, se o IE não estiver rodando e for o segundo item na barra de tarefas, Windows Logo + 2 executará o programa. Se o IE estiver rodando com uma única janela, o mesmo atalho alternará para o programa. Quando o IE estiver rodando com várias janelas ou abas, segurar o Windows Logo e apertar a tecla 2 repetidamente fará um ciclo pelos itens do IE abertos (com o Aero Peek). Soltar tudo simplesmente alternará para a janela correspondente. Funciona de maneira bem similar ao atalho Alt + Tab.

Multitoque:

• Aero Peek para toque
As miniaturas da barra de tarefas agora têm suporte a gestos, então você pode arrastar seu dedo pela barra de tarefas, e isso executará o Aero Peek. O botão Mostrar área de trabalho foi melhorado, de modo que um apertar-e-segurar permitirá ao usuário espiar a área de trabalho. Um toque normal continua a permitir a alternância.

• Windows Explorer
Agora zoom com multitoque está ativado para o Windows Explorer.

Opções de energia:

• Acesso mais rápido ao plano de energia High performance

Clicar no ícone de bateria na área de notificação da barra de tarefas oferece dois diferentes planos de energia: Balanced e Power saver. Laptops com Windows 7 são configurados para usar o Balanced como padrão. Agora, no menu popout, você pode ver todas as três opções.

Barra de tarefas:

• Espaço da barra de tarefas ampliado
Há agora ainda mais espaço ampliado na barra de tarefas. O release candidate contará com 24-39 % mais ícones antes de a barra de tarefas rolar (a depender de resolução, tamanho de ícone e área de notificação padrão).

• Maior flexibilidade e mudanças nas Jump Lists
Quando há muitas coisas fixadas às Jump Lists, perde-se todo o seu propósito de fácil acesso. As Jump Lists agora sugerem automaticamente apenas os dez primeiros itens (há ainda a opção para personalizar o tamanho da lista).

Agora você pode também fixar arquivos e pastas a programas que não estão associados a aquele tipo de arquivo. Fixar o item na maioria dos casos criará um novo registro, de maneira que executá-lo de uma Jump List sempre abrirá o arquivo com aquele programa específico (por exemplo, um arquivo HTML fixado ao Bloco de notas sempre abrirá o arquivo no Bloco de notas).

A Jump List do Painel de controle agora listará apenas seus itens mais recentes.

• Programas recentemente instalados
Quando um programa é instalado, ele automática e temporariamente fica na parte de baixo do menu Iniciar. Ele deixa o usuário vê-lo, dando-lhe a opção de executá-lo ou arrastá-lo para a barra de tarefas.

Controle de conta de usuário:

• Maior segurança
Haverá duas mudanças nas configurações do UAC do release candidate. A primeira é que o painel de controle do UAC rodará em um processo de “alta integridade” (portanto, requerendo elevação). A segunda mudança é que haverá um alerta de confirmação quando você muda o nível do UAC.

Agora tudo o que temos que fazer é esperar abril chegar!

[Microsoft: 1, 2, 3]