Amigos, já escrevemos algumas vezes sobre como as pessoas devem se comportar aí nos comentários. Trolls nunca morrem, mas as pessoas de bem, graças a vocês, sempre prevaleceram. Sempre fui a favor de facilitar a vida de todo mundo que quisesse comentar aqui, já que uma boa parte dos comentaristas são leitores de primeira viagem, que tem dúvidas e ideias pertinentes — é legal que não exista muita dificuldade em se fazer ouvir. Mas ultimamente alguns poucos malucos têm abusado da caixa dos comentários, chegando ao extremo de ameaçar fisicamente as pessoas do blog. Por isso estamos tomando algumas medidas.

A partir de amanhã só poderão comentar pessoas que tem cadastro no Intense Debate, WordPress, Facebook ou Twitter. Achamos que uma carinha e um link para o perfil já é suficiente para desestimular ataques mais agressivos. Até conseguirmos ajustar isso no Intense Debate (é menos trivial do que pensávamos, mas já achamos uma solução), só poderão comentar pessoas com cadastro lá ou no WordPress. Pedimos desculpas pela inconveniência e tentaremos resolver isso o mais rápido possível, mas se você quiser gastar um minutinho para se cadastrar no ID, é bem fácil. Você só precisa logar uma vez e voilà, em um instante vai ver o número do lado do seu nome subindo com os joinhas. O login e cadastro estão meio escondidos, mas ficam logo abaixo do post. Assim:

 

Com comentários de maior nível gastaremos menos tempo moderando e mais escrevendo matérias legais e participando de debates interessantes com vocês. No longo prazo, todo mundo ganha.

Obrigado pela compreensão!