Demorou, mas enfim a Sony anunciou que permitirá que os usuários mudem seu ID online na PSN, a partir desta quarta-feira (10). Dito isso, antes que você corra para o seu PlayStation 4 para mudar aquele nome vergonhoso que você colocou quando estava no ensino fundamental, existem algumas pequenas ressalvas a se ter em mente.

Embora a Sony diga que você pode mudar seu ID no console ou por meio de um navegador, talvez a alteração não se aplique a todos os games que você queira jogar. Inicialmente, a Sony disse que o recurso de troca de nome teria suporte em todos os jogos de PS4 lançados depois de 1º de abril de 2018. Entretanto, durante uma beta prévio em outubro e novembro do ano passado, a companhia descobriu que ao menos um jogo não tinha suporte completo à funcionalidade, apesar de ter sido lançado após a data estipulada.

Portanto, ainda que jogos que saíram depois de 1º de abril de 2018 devessem possibilitar a mudança de ID, nem todos eles foram testados. Outra ressalva importante é que a mudança de nome não será possível em jogos do PS3 ou PS Vita ou em games inicialmente lançados antes de 2018 e depois remasterizados.

Se tudo isso parece detalhe demais para você lembrar, é só checar esta útil lista de jogos testados e seus potenciais problemas. Títulos já testados foram espertamente divididos em três categorias: Jogos Sem Problemas Conhecidos, Jogos Com Problemas Identificados e Jogos Com Problemas Críticos. No caso das duas últimas categorias, os novos IDs podem não estar visíveis em algumas partes dos jogos, além de as contas dos usuários poderem não estar ligadas às contas dos jogos. Jogos com problemas críticos podem resultar em perda de saves ou até mesmo de créditos comprados dentro de jogos.

Tirando isso, o recurso é bastante direto… mas não exatamente gratuito. Embora sua primeira mudança de ID não custe nada, mudanças posteriores irão custar US$ 10 — US$ 5 se você for membro do PlayStation Plus. Entretanto, dá para reverter a mudança de nome para o nome original gratuitamente a qualquer momento, e a Sony também diz que seus IDs antigos nunca estarão disponíveis para outros usuários.

Mesmo com todas as exceções, esse recurso é esperado há muito tempo. Todo mundo sabe as dores de ser forçado a ficar com um nome de usuário que o seu eu emo adolescente achava ser legal. Ainda bem que a Sony enfim irá nos permitir apagar todas as evidências de que algum dia tivemos um péssimo gosto para memes e referências à cultura pop.

[Playstation Blog via Engadget]