Uma mulher do Texas, nos Estados Unidos, foi visitar pela primeira vez o Parque Estadual Crater of Diamonds, em Arkansas. Lá, ela disse ter descoberto um diamante de quase quatro quilates – tudo isso enquanto assista um vídeo no YouTube sobre como encontrar pedras preciosas.

De acordo com uma reportagem sobre a descoberta do próprio site do parque, Miranda Hollingshead, de 27 anos, decidiu visitar o parque com a sua família na semana passada.



O parque – onde dezenas de milhares de diamantes foram encontrados no último século – está situado a apenas algumas horas de onde Hollingshead mora.

Enquanto passeava nos 15 hectares de área de descoberta de diamantes do parque, Hollingshead disse que estava “sentada à sombra, assistindo a um vídeo no YouTube sobre como encontrar diamantes” quando viu uma enorme pedra preciosa de 3,72 quilates. Ela disse ainda que olhou para o filho por um segundo “e quando eu olhei para baixo, eu o vi misturado com outras pedras”.

De acordo com o guia do parque, Waymon Cox, o diamante – amarelo claro e aproximadamente do tamanho de uma borracha de lápis – provavelmente foi levado até aquele local por causa de chuvas recentes.

Diamante encontrado no Parque Estadual Crater of Diamonds nos EUA. Tamanho da pedra em comparação com a mão de uma pessoaFoto: Arkansas State Parks

“Grande parte do terreno onde a Sra. Hollingshead encontrou o diamante é feito de rocha vulcânica não intemperizada”, disse Cox. “Quando chove, o escoamento superficial muitas vezes deixa cascalho solto na superfície nessas áreas, e às vezes surgem diamantes. Os diamantes são brilhantes e adamantinos, o que os torna fáceis de detectar, e a Sra. Hollingshead estava sentada no lugar certo para ver o diamante brilhar ao sol”.

De acordo com o site dos parques estaduais, cerca de 320 diamantes foram encontrados no Parque Estadual Crater of Diamonds este ano, sendo que 13 deles tinham pelo menos um quilate. Juntos, esses diamantes possuem o total de 63,49 quilates.

Existem diversos fatores para avaliar o preço de um diamante como o que Hollingshead descobriu, mas é provável que ele valha alguns milhares de dólares.

O Parque Estadual Crater of Diamonds parece ser um bom lugar para passear em busca de pedras preciosas. No mês passado, Josh Lanik, de 36 anos, descobriu um diamante de 2,12 quilates, a maior até então. Em abril, o visitante Glenn Worthington encontrou um diamante marrom de 1,52 quilate.