_Saúde

Mulher leva tiro e sobrevive por causa de silicone em seus seios, dizem médicos

Médicos relataram em uma publicação de estudos de caso que uma mulher foi salva de uma bala de fogo por causa de suas próteses mamárias.

Radiografia mostra bala que atingiu a mulher, no lado esquerdo superior. Crédito: McEvenue, et al (Plastic Surgery Case Studies)

Radiografia mostra bala que atingiu a mulher, no lado esquerdo superior. Crédito: McEvenue, et al (Plastic Surgery Case Studies)

Médicos dizem que o implante de silicone nos seios de uma mulher desviaram o que poderia ter sido uma bala fatal, impedindo que ela atingisse seu coração. Surpreendentemente, essa não é a primeira vez que isso é relatado na literatura médica.

O desvio milagroso da bala foi detalhado no início deste mês em um relatório publicado na revista Plastic Surgery Case Studies, escrita por médicos do Canadá.

Segundo o relatório, a mulher de 30 anos estava andando em uma rua de Toronto no ano passado, quando de repente sentiu “calor e dor no peito esquerdo”. Ao olhar para baixo, ela viu sangue escorrer de seu corpo e foi para um pronto socorro local. Ela tinha uma ferida de bala localizada acima do mamilo esquerdo e foi transferida para outro centro de trauma.

Um exame mais aprofundado revelou que a bala havia acabado na parede torácica inferior direita da mulher, debaixo do seio. Mas ela estava notavelmente bem.

Os médicos removeram os dois implantes mamários e viram que a bala havia atravessado claramente o implante do lado esquerdo, que a desviou para o implante direito com força suficiente para que virá-lo de cabeça para baixo. A bala então viajou através do tecido mamário antes de finalmente se encaixar no lado direito do peito.


Implantes de silicone da mulher atingida. Repare que o trajeto da bala pode ser visto em cada um deles. Crédito: McEvenue, et al (Plastic Surgery Case Studies (CC BY NC 4.0)

Como o implante esquerdo estava sobre o coração da mulher e sobre a cavidade torácica mais profunda, é provável que a deflexão tenha salvado sua vida. Ela não sofreu nada mais sério do que uma costela direita fraturada e a perda dos implantes mamários. Depois que os implantes e a bala foram removidos, a ferida foi limpa e ela se recuperou perfeitamente bem, disse cirurgião Giancarlo McEvenue, autor principal do trabalho, ao Gizmodo por e-mail.

McEvenue e seus colegas decidiram procurar casos semelhantes na literatura médica. Eles descobriram quatro outros casos em que o implante mamário de mulher mulher havia atrapalhado uma bala, com pelo menos dois casos em que o implante provavelmente salvou vidas. Nesses casos, o implante de silicone parecia desacelerar a bala o suficiente para torná-la não fatal. Os cientistas também testaram em laboratório o quão eficazes os implantes poderiam ser para deter a balas, encontrando evidências que definitivamente poderiam ser a diferença entre vida e morte em certas circunstâncias.

Mas, tanto quanto McEvenue sabe, o deles é o primeiro caso em que foi demonstrado que o implante desviou a bala com relativa segurança.

Dado o risco de mais infecções, eles aconselharam a mulher a não receber novos implantes por pelo menos seis meses, mas observaram que não deveria haver nenhum risco adicional de fazê-lo posteriormente, disse McEvenue. A mulher não foi encontrada para um acompanhamento posterior, então o médico não sabe se ela conseguiu colocar próteses novas. O mistério de onde a bala veio permanece sem solução. Nem a arma nem a pessoa que atirou nela foram encontradas pela polícia, de acordo com o relatório do caso.

Sair da versão mobile