Facebook e Instagram vão disponibilizar seus recursos musicais também no Brasil. A partir de hoje, segundo a empresa, será possível colocar músicas nos Stories, fazer dublagens em Lives e colocar músicas no perfil.

Esses recursos não são novos. A dublagem, criada para competir com o TikTok (quando ele ainda se chamava Musical.ly), e as músicas nos Stories estão disponíveis no exterior desde o ano passado, por exemplo. Eu já cheguei a ver o adesivo de músicas em Stories feitos por amigos meus fora do Brasil, mas sempre aparecia uma mensagem dizendo que aquele recurso não estava disponível na minha região.

Provavelmente, faltavam acordos de direitos autorais para o Facebook poder disponibilizar as músicas por aqui — diferentemente do compartilhamento do Spotify e do Deezer, que colocam links para as respectivas plataformas e acervos, esses recursos são totalmente embutidos nos apps do Facebook, o que exige contratos próprios com selos e gravadoras.

“Além das licenças de gravadoras internacionais já disponíveis, fizemos parcerias com gravadoras, distribuidoras, editoras e sociedades que representam compositores locais para garantir que as músicas que as pessoas mais gostam no Brasil pudessem ser adicionadas às suas publicações”, diz Álvaro de Torres, líder de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias com Editoras Musicais na América Latina do Facebook, no post que anuncia a chegada dos recursos.

O Música nos Stories fica disponível como um adesivo na hora de editar uma foto ou um vídeo. Basta colocá-lo, procurar a canção e escolher o trecho — em alguns casos, dá até para mostrar um trecho da letra da música.

Para fazer um Lip Sync Live, você precisa começar uma transmissão ao vivo no Facebook e escolher essa opção. As letras aparecem na tela e seus amigos podem vê-las também para acompanhar sua performance.

Se você gosta muito de uma música, também poderá colocá-la no seu perfil do Facebook. Ela ficará em destaque logo abaixo da sua foto de perfil, e seus amigos poderão ouvir um trecho dela no próprio app.

De acordo com o Facebook, as “atualizações estarão disponíveis hoje para os brasileiros nos sistemas operacionais Android e iOS”.

[Facebook]