O MySpace, uma das primeiras redes sociais a permitir que bandas compartilhassem suas músicas direto com fãs, perdeu anos de músicas durante uma transferência de servidor no ano passado. O mais interessante disso é que as pessoas só notaram isso nesta semana.

Nesta segunda-feira (18), a BBC e outros sites reportaram que o MySpace admitiu que perdeu músicas, fotos e vídeos que foram inseridos no site nos primeiros 12 anos de operação. Mas estas matérias citam relatos compartilhados por usuários do Reddit no ano passado.



“Como consequência de um projeto de migração de servidor, fotos, vídeos e áudios que você fez upload há mais de três anos não estão mais disponíveis no MySpace”, diz a mensagem que um usuário do Reddit publicou em julho. “Pedimos desculpas pelo inconveniente e sugerimos que você retenha suas cópias de backup.”

Segundo o usuário do Reddit, o aviso foi mostrado no player de música do site, mas não está mais aparecendo. O tal aviso também sugeria contatar Jana Jentzsch, responsável pela proteção de dados, para mais informações. O Gizmodo entrou em contato com Jentzsch e o MySpace para comentar sobre o assunto, mas ainda não recebeu uma resposta.

Na mesma thread do Twitter, outros usuários reclamavam de não conseguir acessar as músicas do MySpace e compartilharam as respostas que eles disseram ter recebido do site. Um outro usuário disse que em fevereiro de 2019 alguém do suporte do MySpace explicou: “Houve um problema com músicas e vídeos que foram “subidas” há mais de três anos. Estamos cientes do ocorrido e fui informado de que o problema foi corrigido, no entanto, não há ainda previsão de quando isso será corrigido. Até isso ser consertado, a opção de download não estará disponível.”

Isso significa que músicas que foram colocadas na plataforma antes de 2015 foram perdidas.

Um terceiro usuário do Reddit comentou na thread com uma captura de tela do que parece ser um e-mail de alguém do MySpace dizendo: “Em função de uma migração de servidor, arquivos foram corrompidos e impossibilitados de serem transferidos para o nosso site atualizado. Não há como recuperar os dados perdidos.”

O problema foi retomado novamente em um subreddit de tecnologia no domingo (17). Foi este post que inspirou a BBC e outros sites a cobrirem o assunto.

Em uma pesquisa, conseguimos achar algumas músicas postadas há alguns anos — por exemplo, a página da banda de metal Job For A Cowboy ainda tem músicas que foram disponibilizadas em 2005 e 2007. No entanto, o Gizmodo buscou especificamente por Colin Healy and the Jetskis, uma banda punk em que nosso ex-editor do Gizmodo US Harrison Weber tocava, e descobrimos que não têm mais músicas por lá.

Entramos em contato com o Weber para ele comentar sobre o sumiço do acervo digital de sua antiga banda. “Bem, a boa notícia é que nós salvamos as músicas em CDs”, disse. “Honestamente, isso é ruim. O MySpace era bem legal. Fico imaginando se o Pure Volume teve algum problema do tipo.”

O Pure Volume é um site para envio de músicas que fechou no ano passado.