Cultura

Na estreia de “Mufasa”, Disney anuncia campanha “Proteja a Alcateia” para os leões

Desde o lançamento do “Rei Leão”, em 1994, a África perdeu metade de sua população de leões
Imagem: Disney/Reprodução

Na última quinta-feira (19), durante a estreia de “Mufasa: o Rei Leão”, a Disney relançou a campanha global de conservação “Proteja a Alcateia”, em parceria com o LRF (Lion Recovery Fund).

Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 Jogos
R$ 3.548

Desde 2017, o LRF realiza trabalhos de conservação para preservar a população de leões ameaçadas em diversos países da África. Dois anos depois, a Disney lançou a iniciativa “Proteja a Alcateia” para celebrar a adaptação em live-action do “Rei Leão”.

Em um comunicado, a Disney ressalta a importância do filme “O Rei Leão”, de 1994, fazendo referência aos 30 anos de lançamento da animação que se tornou um clássico do estúdio. 

Durante esse período, como a Disney destaca, a África perdeu metade de sua população de leões. Por isso, no lançamento da versão live-action, o diretor Jon Fraveau afirmou que “para honrar o lançamento de ‘O Rei Leão’, a Disney se juntou ao LRF para duplicar a população de leões até 2050”.

À época do lançamento do live-action, a animação fazia 25 anos. Hoje, com o lançamento de “Mufasa: O Rei Leão”, faltam praticamente 25 anos para alcançar a meta da iniciativa “Proteja a Alcateia”.

Por isso, com “Mufasa: o Rei Leão”, a Disney planeja ampliar os recursos do LRF com a nova edição da campanha “Proteja a Alcateia”. A intenção é expandir os esforços para apoiar grupos de conservação, governos e comunidades locais em toda a África. Veja o vídeo da campanha:

Resultados da campanha “Proteja a Alcateia”

Na primeira edição, a campanha contribuiu com mais de US$ 3 milhões para as expansões das ações do LRF, financiando mais de 300 projetos em 25 países. Os resultados dos últimos cinco anos são promissores.

50% das áreas de proteção já apresentam estabilidade ou crescimento da população de leões. Além disso, a campanha “Proteja a Alcateia” ajudou no crescimento econômico local, gerando empregos e removendo cerca de 83.000 armadilhas que poderiam ferir a vida selvagem.

Com a nova edição da campanha, a LRF planeja continuar investindo em projetos inovadores, visando recuperar populações de leões, restaurar habitats e apoiar o desenvolvimento econômico sustentável.

Essas ações refletem uma abordagem holística, de acordo com Peter Lindsey, diretor do LRF. “A luta para recuperar os leões começa protegendo não apenas a espécie, mas também os habitats e as comunidades locais.”

“Mufasa: O Rei Leão”

O filme que conta a história do pai de Simba tem direção de Barry Jenkins, vencedor do Oscar por “Moonlight”, e Aaron Pierre (“The Underground Railroad”) dubla o protagonista.

Aliás, o filme é dedicado a James Earl Jones, que dublou Mufasa em todas as adaptações para o cinema, falecido em setembro deste ano. No entanto, a narrativa do filme mostra a trajetória de Mufasa contada por Rafiki, com flashbacks do primeiro Rei Leão como um filhote.

Órfão e solitário, Mufasa conhece Taka, um jovem leão herdeiro de uma linhagem real. Mas esse encontro casual marca o início de uma jornada repleta de desafios, alianças inesperadas e lições que moldarão o futuro rei. Confira o trailer:

 

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas