No filme Predador, Arnold Schwarzenegger lidera uma equipe que precisa combater seres extraterrestres medonhos, como o que você vê acima. No Instituto Butantan, na vida real, pesquisadores notaram que 17 novas espécies de aranha lembram Predador, e resolveram nomear todas em homenagem ao filme. Genial.

O melhor nome é Predatoroonops schwarzeneggeri, que leva o nome do filme e do ator principal ao mesmo tempo. As outras espécies têm nomes de personagens. E todas elas, nativas da Mata Atlântica, foram identificadas por quatro pesquisadores brasileiros.

Nas 17 espécies, o macho tem quelíceras (mandíbulas) diferentes, que lembram os predadores do filme. Antonio Brescovit, um dos responsáveis pela descoberta, diz ao G1 que as mandíbulas talvez sirvam para a cópula, ou para a defesa dos machos.

As espécies são pequenas, com 1,8 a 2,1 milímetros de comprimento. E o estudo não cita se elas fazem mal aos humanos, mas quando se trata de aranhas-Predador, o mais sensato a fazer é ficar longe.

A descoberta faz parte de um projeto internacional, o Inventário da Biodiversidade do Planeta (PBI na sigla em inglês). Seis cientistas brasileiros fazem parte do grupo, e segundo Brescovit, o grupo brasileiro já identificou cerca de 70 espécies dentro do PBI. Certamente nenhuma delas recebeu nomes tão geniais como as aranhas. [American Museum of Natural History via G1]