_Eletrônicos

Não derrube nada sobre a tela de um e-reader retroiluminado

O Nook Simple Touch com Glowlight não está à venda no Brasil, mas é considerado por muitos como o melhor e-reader disponível. Mesmo assim, ele não é indestrutível. E com novos recursos como a luz acesa na tela, há novas situações que podem dar errado. Como esse desagradável túnel de luz que apareceu depois que […]

Tem uma bola de luz no seu Nook.

O Nook Simple Touch com Glowlight não está à venda no Brasil, mas é considerado por muitos como o melhor e-reader disponível. Mesmo assim, ele não é indestrutível. E com novos recursos como a luz acesa na tela, há novas situações que podem dar errado. Como esse desagradável túnel de luz que apareceu depois que detonei a tela do novo Nook.

O corte aconteceu quando eu acidentalmente derrubei um controle remoto de uma altura de ~15 cm em cima da tela do Nook. Desastrado, totalmente minha culpa, super bobo. Tudo verdade. Como também é verdade que isso pode acontecer no dia-a-dia durante a vida útil do e-reader. Se não é um controle remoto, pode ser um molho de chaves ou um telefone ou a pata de um cão. E apesar de a experiência de leitura ser muito superior à de um tablet, nesses é mais um pouco difícil ocorrer problemas com a iluminação da tela.

Tem uma bola de luz no seu Nook.

Sim, eu sei: se você quebra seu gadget, ele ficará… quebrado. Nada novo aqui. O ponto é que se você for um idiota desastrado com seus gadgets, como eu visivelmente sou, você acabará com um buraco de luz que distrai horrores enquanto usa o melhor recurso do novo Nook. Ele torna praticamente impossível se concentrar em um livro e você provavelmente desistirá e usará uma luz separada. O risco é notável quando a luz está desligada, mas nem tanto. É como uma mancha de café em uma página, exceto por ela estar em todas as páginas de todos os livros que você tem.

Isso não significa, em absoluto, que o novo Nook não seja bom. O novo recurso apenas se rebela se você quebrar o e-reader e ainda assim você pode manter a luz desligada e usá-lo como outro gadget do tipo qualquer. Mas na medida em que empilhamos mais e mais recursos, alguns dos velhos “recursos” de mídias analógicas ganham mais importância. Como não arruinar cada um dos seus livros com um único descuido.

Sair da versão mobile