Não foi o frio: vikings da Groenlândia desapareceram por falta de água

Temperaturas baixas, má gestão da terra, pragas e ataques de piratas ajudam a explicar o sumiço dos vikings da região. Mas um novo estudo aponta outro motivo: a seca
vikings

Um dos grandes mistérios da história medieval é onde foram parar os vikings que haviam se estabelecido no sul da Groenlândia em 985. Afinal, eles simplesmente sumiram no início do século 15.

Os vikings invadiram e formaram assentamentos nórdicos em todo o noroeste da Europa, inclusive na Islândia.

Segundo a lenda islandesa, um explorador chamado Erik, o vermelho, navegou para o oeste por volta do ano 985 e estabeleceu dois assentamentos no sul da Groenlândia. No seu auge, cerca de 3.000 agricultores nórdicos criavam gado, ovelhas e cabras na ilha. Mas no fim do século 14, eles desapareceram do local.

Após muitas teorias e possíveis razões para esse misterioso desaparecimento, cientistas parecem ter encontrado uma resposta. E as respostas para o sumiço costumavam envolver temperaturas baixas, má gestão da terra e até pragas e ataques de piratas.

Mas cientistas descobriram um fator adicional que pode ter ajudado a selar o destino dos vikings da região: a seca.

Para chegar ao resultado, o grupo de cientistas liderado por Boyang Zhao, pesquisador da Universidade de Massachusetts se baseou em registros de temperatura e clima obtidos de locais mais ao norte do assentamento. Eles analisaram a lama do fundo de um lago no sul da Groenlândia em busca de pistas sobre o clima que os nórdicos vivenciaram no tempo em que viveram lá.

O lago fica em um dos dois assentamentos (o assentamento oriental), perto de um aglomerado de ruínas de pedra que já foram casas vikings e estábulos de vacas.

Para analisar, os cientistas extraíram restos de micróbios mortos das camadas de lama no lago, que ajudaram a datar com radiocarbono. Ao rastrear as mudanças na química bacteriana ao longo do tempo, eles reconstruíram as temperaturas passadas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

“O que descobrimos, é que, embora a temperatura mal tenha mudado ao longo do povoado nórdico do sul da Groenlândia, ao longo do tempo tornou-se progressivamente mais seca”, disse Zhao.

A seca desencadeou inúmeros problemas para os vikings, e até o momento, esse é o estudo que explica com maior propriedade o real sumiço dessa população.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas