Já é quinta-feira e a essa altura todo mundo já viu o episódio do último domingo de Game of Thrones, certo? Bom, mesmo assim vamos tentar dar o menor número possível de spoilers. A cena final do episódio passado trouxe uma luta de gelar o coração que acabou com nada menos que um personagem pressionando a cabeça de outro até estourá-la. Foi aquela típica cena de Game of Thrones: você está completamente horrorizado e ver uma coisa assustadora daquelas não é bem uma das suas prioridades de vida, mas você simplesmente não consegue desviar os olhos da sanguera desgraçada que se passa na tela.

Leia mais: Veja todas as mortes que já aconteceram em Game of Thrones

Passado o trauma, as pessoas começaram a pensar: será que um cara consegue mesmo estourar o crânio de outro assim numa boa? Um site de ciência resolveu responder a questão: o Science Alert diz que antes de saber se é possível explodir um crânio humano com as mãos, temos que ter em mente outras duas informações: a primeira é quanto de força um ser humano consegue aplicar, e a segunda é qual a força necessária para explodir um crânio. Pronto, separadas as perguntas, vamos as respostas.

A NASA diz que um ser humano macho médio consegue aplicar 90 kg ou 1000 Newtons de força num empurrão — e bem, nem o Montanha do livro nem o ator que faz o papel na TV são seres humanos médios, então considere que esse número pode ser bem maior no caso dele.

Leia mais: George R. R. Martin explica por que escreve Game of Thrones no DOS

Já a segunda informação tem uma variação um pouco maior, mas é sempre bom lembrar que os ossos humanos são incrivelmente resistentes, sendo mais fortes que o aço e o concreto de mesma massa. As respostas para a pergunta que fizemos vão de 500 kg de força, dada pelo neurocirurgião Tobias Mattei ao Washington Post, a 235 kg de força, informação retirada pela Slate de um estudo sobre capacetes para ciclistas.

Leia mais: Explore o universo de Game of Thrones como se você estivesse no Google Maps

Mesmo que o Montanha seja forte o suficiente para levantar 235 kg —o ator, Hafþór Júlíus Björnsson, é o segundo homem mais forte do mundo e consegue levantar 419 kg—, ele não conseguiria transferir toda essa força para os dedos. Lembre-se: força = massa x aceleração, então você precisa de algo muito rápido para conseguir a força necessária. Portanto, ele não conseguiria explodir um crânio assim, como se fosse um passeio no parque.

O mais surpreendente, como lembra o Science Alert, é que chimpanzés talvez consigam isso com mais facilidade. Eles são cerca de quatro vezes mais fortes que humanos e podem despedaçar a cara de pessoas. Por isso, pense duas vezes antes de entrar num julgamento por combate com um deles.