_NASA

NASA faz conexão de 622 Mbps com a Lua

A NASA quebrou seu recorde de transmissão de dados com a Lua. A agência conseguiu fazer download a 622 Mbps da rocha que flutua ao redor da Terra. Ela consegue isso usando lasers, em vez de ondas de rádio, para transmitir dados entre sua estação terrestre no Novo México e uma nave espacial a 380 […]

A NASA quebrou seu recorde de transmissão de dados com a Lua. A agência conseguiu fazer download a 622 Mbps da rocha que flutua ao redor da Terra.

Ela consegue isso usando lasers, em vez de ondas de rádio, para transmitir dados entre sua estação terrestre no Novo México e uma nave espacial a 380 mil quilômetros de distância, que orbita ao redor da Lua.

A agência também conseguiu fazer upload sem erros para a espaçonave LADEE, de exploração lunar, a uma taxa de 20Mbps. Tudo isso faz parte da LLCD (Demonstração de Comunicação Lunar via Laser).

É um feito e tanto, considerando que a NASA já tentou usar técnicas semelhantes, mas com resultados desanimadores. Este ano, a agência enviou a Mona Lisa para o espaço a uma taxa de míseros 300 bits por segundo.

O sucesso da LLCD representa um marco importante na comunicação espacial: a NASA contava com links de rádio, mas eles não poderão transportar a quantidade de dados que a agência exigirá no futuro.

Por enquanto a LLCD é uma prova de conceito, mas espera-se que ela se torne um serviço real em breve. “Estamos entusiasmados com os resultados da demonstração a este ponto, e estamos confiantes de que estamos no caminho certo para torná-la um serviço operacional em breve”, explica Badri Younes, da NASA.

Quando a conexão à Lua é mais rápida do que sua internet em casa, você sabe que o futuro chegou. [NASA via Verge]

Sair da versão mobile