O astronauta italiano Luca Parmitano está fora de uma caminhada espacial que estava prevista para hoje após sua equipe encontrar água vazando “inexplicavelmente” do seu capacete.

Quase meio litro de água vazou da parte de trás do capacete de Parmitano enquanto ele se preparava para a caminhada espacial. De acordo com a Associated Press, “o vazamento foi tão preocupante que ele precisou da ajuda de outro astronauta para retornar com segurança para a estação espacial.” O Comandante Chris Hadfield foi bem claro e direto ao dizer que a caminhada espacial foi abortada “por segurança” e que isso foi uma “boa ideia.”

Parmitano foi designado para fazer a caminhada ao lado do seu companheiro da ISS, o engenheiro de voo Chris Cassidy, para finalizar a instalação de barramentos de derivação na quinta caminhada espacial deste ano. E, como você deve imaginar, ele não contava com a mudança de planos, especialmente após colocar a roupa. “Ele está bem”, a equipe disse sobre Parmitano enquanto ele era levado de volta para a estação espacial. “Ele está triste, mas bem.” O vídeo abaixo mostra como está a ISS: [AP]

Stream videos at Ustream