_Espaço

NASA confirma existência de mais de 5 mil exoplanetas

"Não é apenas um número. Cada um deles é um mundo novo, um planeta totalmente novo", disse uma porta-voz da agência espacial

NASA

imagem: Unsplash / reprodução

A NASA ultrapassou na última segunda-feira (21) a marca de mais de 5 mil exoplanetas contabilizados. Ganham esse nome os planetas que estão fora do nosso Sistema Solar.

O número é resultado de uma trajetória de mais de três décadas de telescópios que fornecem dados sobre corpos em órbita. Telescópios como o Hubble, afinal, ampliaram demais nosso conhecimento do universo, até então restrito aos planetas do Sistema Solar.

Segundo a NASA, os 5005 exoplanetas encontrados até agora têm características variadas. Na lista, há desde planetas pequenos e rochosos, como a Terra, a gigantes gasosos, muitas vezes maiores que Júpiter.

Há também “super-Terras”, possíveis mundos rochosos maiores que o nosso, e “mini-Netunos”, pequenas esferas de pedra gelada. A Agência Espacial dos Estados Unidos informa ainda que há também planetas orbitando duas (ou até três!) estrelas ao mesmo tempo.

“Não é apenas um número. Cada um deles é um mundo novo, um planeta totalmente novo. Fico animada com cada um porque não sabemos nada sobre eles”, disse Jessie Christiansen, astrofísica do Instituto de Ciência de Exoplanetas da NASA.

Os primeiros exoplanetas foram descobertos ainda na década de 1990, e os cientistas acreditam que nossa galáxia tenha centenas de bilhões deles. A expectativa é que os novos telescópio, por exemplo, o recém-lançado James Webb, possam fazer novas descobertas nos próximos anos.

“Na minha opinião, é inevitável que encontremos algum tipo de vida em algum lugar – provavelmente de algum tipo primitivo”, disse Alexander Wolszczan, autor do artigo que há 30 anos confirmou os primeiros exoplanetas.

Sair da versão mobile