NASA divulga hoje imagem mais profunda do universo tirada por James Webb; veja como assistir

A primeira foto com cores do telescópio será mostrada durante evento online com participação do presidente dos EUA, Joe Biden
Alvos James Webb
Imagem: NASA's James Webb Space Telescope/Flickr/Reprodução

Passaram-se 26 anos desde que o Telescópio Espacial James Webb (JWST) começou a ser desenvolvido. Agora, ele está a poucas horas de revelar ao mundo as primeiras imagens de sua missão científica, que tem como principal objetivo obter informações sobre os primórdios do universo.

O maquinário foi lançado ao espaço no dia 25 de dezembro de 2021. Ele estacionou no Ponto de Lagrange L2, a quase 1,6 milhão de km da Terra. Neste local, as forças gravitacionais da Terra e do Sol acabam cancelando a aceleração centrípeta, permitindo que satélites e outros objetos permaneçam estáveis sem muito esforço – o que também poupa combustível. 

Embora a missão Webb tenha sido planejada para durar 10 anos, o telescópio possui combustível suficiente para operar pelo dobro de tempo. O ponto Lagrange é ainda uma região extremamente fria do espaço, o que permite a conservação dos espelhos e instrumentos do James Webb. Dessa forma, o telescópio opera sem interferências.

Além da Nasa, também trabalharam no projeto a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Para tirar o projeto do papel, foram necessários cerca de US$ 9,7 bilhões (R$ 54,8 bilhões). 

Mas o que torna o James Webb tão especial? Em resumo, ele é capaz de enxergar da luz visível até o infravermelho médio. Isso permite que ele capte imagens de galáxias e estrelas que se formaram 13,5 bilhões de anos atrás, pouco após o Big Bang. 

Nesta segunda-feira (11) às 18h (horário de Brasília), será mostrada ao mundo a imagem mais profunda já tirada do cosmos. Uma prévia do tipo já foi publicada, mas era apenas um teste de estabilidade do telescópio, sem fins científicos.

A foto colorida deve ser mostrada em uma transmissão ao vivo com a participação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Será possível acompanhar todos os detalhes na NASA TV

Na terça-feira (12), serão divulgadas novas fotos, dessa vez de pontos específicos no espaço. A Nebulosa de Carina e a Nebulosa do Anel do Sul são alguns de seus alvos. Confira a lista completa.

As imagens também serão divulgadas durante uma transmissão ao vivo no site e aplicativo da NASA, marcada para às 11h30 (horário de Brasília). A agência espacial também deve compartilhar o momento em suas contas oficiais no Facebook, Twitter, YouTube, Twitch e Daily Motion.

Por fim, o James Webb deve ainda usar seus espectrógrafos – aparelho que fotografa o padrão de cores formado pela luz ao atravessar um prisma, conhecido como espectro – para investigar exoplanetas. Obter dados sobre gigantes rochosos similares a Terra ajudará os cientistas a entender detalhes sobre os primórdios do nosso próprio planeta.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas