NASA eleva chance de asteroide 2024 YR4 cair na Lua

A Terra está livre do 2024 YR4, mas uma nova análise da NASA aumentou as chances de impacto do asteroide com a Lua.
NASA eleva risco de impacto de asteroide 2024 YR4 na LUA
Imagem: NASA/Reprodução

O asteroide 2024 YR4 voltou aos holofotes porque a NASA aumentou as chances de impacto do asteroide com a Lua. Em um comunicado, a NASA explica que a atualização ocorreu após análises de dados do James Webb da última observação, antes do asteroide “sumir” do campo de visão do telescópio espacial.

banner

Com os novos dados, cientistas da NASA refinaram a órbita do asteroide e aumentaram em 20% previsão de onde o asteroide estará em 2032.

Com isso, também aumentaram as chances de impacto do asteroide com a Lua. De acordo com a atualização da NASA, as chances do asteroide 2024 YR4 cair na Lua subiu de 3,8% para 4,3%.

Contudo, a NASA ressalta que o impacto não terá força suficiente para fazer alguma alteração na órbita da Lua.

Em amarelo, a previsão das possíveis posições do asteroide 2024 YR4 nas proximidades da Lua, em 2032. Animação: NASA

2024 YR4: relembre as chances de impacto do asteroide

Entre janeiro e abril deste ano, o 2024 YR4 foi motivo de preocupação de agências espaciais por ser o asteroide descoberto até agora com maior chance impacto na Terra. Contudo, análises posteriores eliminaram o risco, mas a reviravolta foi o possível impacto na Lua.

Astrônomos detectaram o asteroide 2024 YR4 no dia 27 de dezembro do ano passado. Dados iniciais apresentavam uma chance de 1% de impacto do asteroide com a Terra no ano de 2032. Em janeiro, observações posteriores ampliaram as chances para 3,1%, a maior para um grande asteroide.

No início de fevereiro, a NASA aumentou as chances de colisão do asteroide com a Terra de 1,2% para 2,3%.

Como publicamos aqui no Giz Brasil, também em fevereiro, cientistas começaram a observar chances de colisão do asteroide 2024 YR4 com a Lua. Inicialmente, a probabilidade era de 0,3%.

Coincidentemente, no dia 24 de fevereiro, a NASA declarou que a Terra estava livre do risco de impacto. Porém, a agência começou a notar que o asteroide teria mais chances de atingir a Lua.

Em abril, publicamos aqui no Giz Brasil que a NASA passou a usar o James Webb para monitorar o asteroide e determinar seu tamanho e composição. Com as observações, a NASA aumentou as chances de impacto do asteroide 2024 YR4 na Lua para 3,8%, superando a projeção de janeiro da colisão com a Terra.

A próxima visita do asteroide 2024 YR4 nas redondezas da Terra será daqui a três anos.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas