Ciência

NASA expõe 25 belas imagens feitas nos 25 anos do Chandra

A tecnologia de raio-x permitiu que o Chandra fizesse registros que vão de supernovas a buracos negros gigantes desde 1999; confira
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA divulgou 25 imagens impressionantes – e inéditas – captadas pelo Observatório de raios-x Chandra para comemorar os 25 anos de lançamento do telescópio ao espaço.

A tecnologia de raio-x permitiu que o Chandra fizesse registros que vão de supernovas a buracos negros gigantes desde 1999.

Aliás, muitos anos antes da Índia sonhar em ir à Lua, a NASA decidiu batizar o telescópio com o nome Chandra, que significa “Lua” em sânscrito.

O nome é sugestivo porque o Chandra, durante esses 25 anos, conseguiu iluminar regiões do espaço anteriormente nunca vistas, incluindo a matéria orbitando buracos negros.

Para comemorar os 25 anos juntos, escolhemos cinco imagens incríveis feitas pelo  Chandra.

Nebulosa Pata de Gato (NGC 6334)

Nebulosa Pata de Gato

Imagem: NASA/Divulgação

A Pata do Gato é uma nebulosa onde estrelas estão se formando na Via Láctea. Os raios-x do Chandra mostram populações de estrelas jovens. Esta imagem mostra a Nebulosa Pata de Gato, que leva esse nome devido às características grandes e redondas que se assemelham a patas de gato.

Nebulosa da Águia

Imagem: NASA/Divulgação

Combinando imagens do Chandra e do Telescópio Espacial Hubble dos “Pilares da Criação”, a astrônomos descobriram que as fontes de raios-X de estrelas jovens não estão localizadas nos pilares em si, mas sim em pontos aleatórios próximos. Essa descoberta sugere que a formação de estrelas atingiu seu pico há milhões de anos.

Arp 220

Imagem do Chandra mostra galáxias ARP 220

Imagem: NASA/Divulgação

As observações do Arp 220 pelo Chandra dão uma ideia do que acontece quando duas galáxias do tamanho da Via Láctea colidem. A Arp 220 é o resultado de uma colisão entre duas galáxias, cada uma com aproximadamente o tamanho da nossa Via Láctea

MSH 15-52

Nebulosa de vento pulsar

Imagem: NASA/Divulgação

A imagem mostra a nebulosa de vento pulsar e uma nuvem de raios-x de baixa energia combinam-se para criar uma cena estranha de uma mão esquelética preparando-se para agarrar uma brasa brilhante.

A mão se estende da parte inferior da imagem, a carne azul fantasmagórica e os ossos brancos representando os raios-x obtidos pelo Chandra.

Cassiopeia A

Essa foi a primeira imagem capturada pelo Chandra, há 25 anos.

Imagem: NASA/Divulgação

O remanescente da supernova Cassiopeia A foi observado por mais de 2 milhões de segundos desde o início da missão Chandra em 1999, há 25 anos. Esta imagem mostra a supernova Cassiopeia A, uma bola em expansão de matéria e energia ejetada de uma estrela em explosão.

Os raios-x detectados pelo Chandra mostram detritos da estrela destruída e a onda de choque da explosão.

A NASA lançou um vídeo especial para comemorar os 25 anos do Chandra com as 25 imagens. Confira:

  • Você pode acessar a galeria completa de fotos do Chandra aqui.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas