Após dois adiamentos, a NASA deu uma nova data para o primeiro voo controlado do helicóptero Ingenuity em Marte: será nesta segunda-feira, 19 de abril, em transmissão online que deve começar por volta das 7h15 pelo horário de Brasília. O teste lá no planeta vermelho deve começar às 4h30, e uma coletiva de imprensa está agendada para às 15h para comentar o pós-voo.

A nova data segue duas tentativas que foram atrasadas devido a verificações de pré-voo e um problema de sequência de comando que surgiu durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores do Ingenuity, em 9 de abril. Naquele dia, o teste terminou mais cedo por causa de uma expiração do temporizador enquanto tentava fazer a transição do computador usado para mudar do pré-voo para o modo de voo, explicou a NASA.

O cronômetro de vigilância do Ingenuity supervisiona a sequência de comando do helicóptero e alerta o sistema caso possa surgir algum problema. Se a resposta for positiva, o cronômetro “ajuda o sistema a ficar seguro” e não dá prosseguimento ao comando. A conclusão do teste de rotação é um marco importante para que o Ingenuity possa voar com segurança.

A equipe de voo da Ingenuity trabalhava em uma solução para este problema nos últimos dias. Isso incluiu adicionar alguns comandos à sequência de voo do helicóptero e modificar e reinstalar o software de controle de voo do helicóptero. Na sexta-feira (16), o Ingenuity realizou com sucesso o teste de rotação a toda velocidade que não foi capaz de completar em 9 de abril.

Para fazer o teste de giro, a equipe utilizou a solução de sequência de voo. A abordagem foi testada extensivamente na Terra e em Marte, e foi realizada sem comprometer a segurança do Ingenuity.

Mesmo com algumas alternativas, a equipe afirmou que ainda está indecisa sobre qual solução adotar para o primeiro voo do Ingenuity. “A troca de software é uma opção direta para um problema conhecido. Mas vai demorar um pouco mais para funcionar e é uma modificação do software que se manteve estável e inalterada por quase dois anos”, escreveu a equipe.

Se o Ingenuity for bem-sucedido, será a primeira vez que uma agência espacial realizará um voo controlado motorizado em outro planeta. O minúsculo helicóptero de apenas 1,8 kg tentará até cinco voos de teste dentro de uma janela de 30 sóis marcianos, ou 31 dias terrestres. Usando sua câmera voltada para baixo, ele tirará fotos do solo de Marte visto de cima. Imagens em preto e branco devem chegar à Terra no mesmo dia. Posteriormente, também são esperadas fotografias coloridas em alta resolução.

Assine a newsletter do Gizmodo

Durante uma entrevista anterior, funcionários da NASA disseram que o rover Perseverance, que carregou o Ingenuity para Marte em sua “barriga”, também tentará capturar imagens do primeiro voo de seu amigo helicóptero.

A transmissão poderá ser assistida ao vivo na manhã desta segunda-feira (19), no canal da NASA no YouTube, página do Facebook, aplicativo e site da agência espacial.