Uma sessão de perguntas e respostas entre cientistas da NASA e usuários do Reddit avaliou questões sobre a descoberta de água corrente em Marte. Abaixo você confere os melhores pontos dessa conversa.

O Reddit AMA incluiu participantes responsáveis pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e funcionários do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL):

– Rich Zurek, cientista-chefe do NASA Mars Program Office e cientista do projeto MRO
– Leslie K. Tamppari, cientista-adjunta do projeto MRO
– Stephanie L. Smith, equipe de mídias sociais da NASA-JPL
– Sasha E. Samonchina, equipe de mídias sociais da NASA-JPL

A equipe da NASA respondeu questões dos usuários sobre a descoberta de água corrente em Marte, e o que isso significa para o futuro.

O usuário “fisheez” perguntou: Foi mostrado em 2011 que correntes de água salgada podem ser uma ocorrência sazonal. Qual foi a prova final para a equipe que isso acontecia, e qual foi a sua reação inicial aos dados?

Com a MRO, pudemos observar alguns destes locais de diversos pontos no decorrer do ano marciano, e novamente no ano seguinte. Com o tempo, vimos que as riscas escureciam e se alongavam durante a temporada mais quente e desapareciam durante a mais fria. Um dos benefícios de ter a MRO durante tanto tempo é que podemos ver mudanças e padrões com o tempo.

A minha reação? Isso é muito animador! Quanto mais próximo olhamos para Marte, mais interessante o planeta fica. — LT

Iymbryl: De quanta água estamos falando? Tipo… água de torneira, que vaza quando você não fecha a válvula direito, ou Cataratas do Niágara?

Vazamento de torneira. — RZ

MCCJT2011: Pode haver vida marciana nessa água, mesmo que ela só esteja ali por alguns períodos do ano? O que pode acontecer com essa vida quando a água desaparece? Foi mencionado anteriormente que existe vida em Marte na forma de micróbios nas máquinas. Seria possível que estes micróbios enviados por nós prejudiquem vida marciana?

É possível. Sabemos de formas de vida que hibernam durante temporadas secas da Terra. A água que vemos nas riscas sazonais dos declives de Marte é salgada. Água salgada pode ser danosa à vida.

Não sabemos o que a vida na Terra poderia fazer a qualquer vida potencial em outros planetas. É por isso que tentamos limpar nossas aeronaves muito bem. — LT

shutuptoby: Existe evidência de evaporação ocorrendo em Marte? E como sabemos de onde essa água veio?

Novas crateras de impacto em Marte têm, em alguns casos, gelo exposto em sua base. Ele some depois de alguns meses. O gelo, quando exposto, vai de sólido para vapor. A evaporação de um fluxo salgado também ocorre, então essa água precisa ser fornecida novamente. Mas não sabemos como. — RZ

Jjalldayque: Se o rover em Marte viajasse até o local dessa água salgada, quais seriam os procedimentos científicos para determinar se aquela água pode auxiliar na vida?

O rover Curiosity não têm ferramentas para detectar vida. Ele buscaria confirmações que a água líquida estaria presente e por quanto tempo durante o dia ela ficaria líquida. — RZ

Mute_Moth: Nos artigos que li até então, a água é referida como “salgada” e isso é mais fluido que água. O que isso significa? Seria isso algo teoricamente possível de beber ou cultivar coisas? Ou esta seria o tipo de água que precisa de purificação antes de ser usada?

O sal na água parecem ser percloratos, então eu não iria querer bebê-la. Como um futuro recurso aos humanos, você iria querer remover os sais. — RZ

_From_The_Internet_: O que isso significa para a possibilidade de vida?

Achamos que a água líquida é essencial à vida (pelo menos até onde sabemos). Isso não significa que exista vida lá; mas, é um bom lugar para se investigar. — RZ

robsquad: Qual seria o procedimento caso vida seja encontrada em Marte? O público ficaria sabendo? Quem seria notificado primeiro?

A informação chega a público muito rapidamente. Em uma de nossas missões onde o JPL detectou vida, nós notificamos os escritórios da NASA imediatamente, que então segue procedimentos para notificar o governo americano e o público. — SLS

DarkContractor: Quão longe no futuro você acha que será até que possamos realisticamente pensar em enviar humanos à Marte?

Atualmente, a NASA já estuda a possibilidade de enviar humanos até as proximidades de Marte por volta do início da década de 2030. Neste cenário, os primeiros humanos chegariam à superfície até o final da década de 2030. — RZ

Sir_Azrael: Por que uma pessoa comum deveria se preocupar com isso? O que isso significa para a ciência e a exploração espacial?

Água líquida, mesmo que muito salgada, é um ótimo lugar para procurar por formas de vida. Nós não sabemos quão robusta a vida marciana (se ela existir) pode ser. Além disso, água em qualquer forma é um recurso que futuras missões podem explorar. — RZ

yeagerbomb16: Qual é o próximo passo?

O próximo passo é buscar por outros lugares onde essa corrente salgada pode ocorrer. Nós cobrimos 3% de Marte em resoluções grande o suficiente para vê-las. — RZ

Agora que você é um especialista sobre o anúncio de água em Marte, você pode conferir o resto do tópico no Reddit. Ele tem várias conversas e informações interessante sobre Marte, e a equipe diz que eles continuarão a responder as questões nos próximos dias.

[Reddit AMA]

Foto de capa: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona