_Espaço

Todas as cores nas quais os cientistas veem nosso Sol

A NASA publicou esta colagem colorida que mostra o Sol de toda forma possível, usando os instrumentos do Solar Dynamics Observatory (SDO), sonda não-tripulada para estudar o Sol e as formas em que ele afeta a vida na Terra. Quando você tira uma foto com o Sol no plano de fundo, ela só captura a […]

A NASA publicou esta colagem colorida que mostra o Sol de toda forma possível, usando os instrumentos do Solar Dynamics Observatory (SDO), sonda não-tripulada para estudar o Sol e as formas em que ele afeta a vida na Terra.

Quando você tira uma foto com o Sol no plano de fundo, ela só captura a cor amarela que vemos com nossos olhos. Mas nossa estrela emite luz de todas as cores: é que a cor amarela é a mais brilhante, e a luz solar perde os comprimentos de onda azuis quando entra na atmosfera.

No entanto, como o SDO está no espaço, ele consegue detectar muito mais comprimentos de onda – inclusive os que o olho humano não reconhece, como infravermelho e raios-X. Dessa forma, ele consegue monitorar como o calor e as partículas se movem pela superfície e atmosfera do Sol.

Estes são os instrumentos usados para capturar as imagens do Sol:

Cada um dos comprimentos de onda observados pelo Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA foi escolhido para enfatizar um aspecto específico da superfície ou atmosfera do Sol. Esta colagem mostra imagens tanto do AIA (Atmospheric Imaging Assembly), que ajuda os cientistas a observar como o material solar se move em torno da atmosfera do Sol, como do HMI (Helioseismic and Magnetic Imager), que se concentra no movimento e nas propriedades magnéticas da superfície do Sol.

Abaixo você vê as imagens usadas na composição. Para saber mais sobre elas – e para baixar a imagem acima como papel de parede! – visite o link a seguir: [NASA]

Sair da versão mobile