Ciência

NASA testa robô aquático para explorar lua de Júpiter

Visando aliviar os custos, o robô de navegação autônoma foi impresso em 3D, usando motores e equipamentos eletrônicos acessíveis
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA começou a testar um pequeno robô aquático que vai explorar a lua Europa, de Júpiter, na missão Europa Clipper. Saiba mais abaixo.

Black Friday
Echo Dot 5ª geração | O Echo Dot com o melhor som já lançado | Cor Preta
R$ 459

Em um comunicado, a NASA revelou que os cientistas do JPL desenvolveram o robô aquático como um dos instrumentos científicos da Missão Europa Clipper, lançada em outubro, que chegará à lua de Júpiter em 2030.

“Durante 49 sobrevoos pela lua Europa, o robô aquático vai buscar por sinais de vida no oceano sob a crosta congelada do satélite”, disse a NASA.

Cientistas da NASA realizaram o primeiro teste de um protótipo desse robô em uma piscina da Caltech, em setembro deste ano. Segundo a NASA, os cientistas construíram o protótipo para demonstrar a aplicabilidade do conceito da missão SWIM.

A missão SWIM (sigla em inglês para “Sensoriamento Com Micronadadores Independentes” significa “nadar”) é um conjunto de pequenos robôs para buscar vida em Júpiter. 

O protótipo do robô dos testes de setembro tem 42 centímetros e pesa 2,3 kg. Visando aliviar os custos, o robô de navegação autônoma foi impresso em 3D, usando motores e equipamentos eletrônicos acessíveis.

Com duas hélices para impulso e quatro flaps para direção, o robô aquático exibiu controles de manobras durante o teste.

Veja o vídeo:

Segundo a NASA, o robô aquático conseguiu permanecer em curso e percorreu a área em linhas paralelas. Além disso, o robô conseguiu escrever “J-P-L” nas águas da piscina sem a intervenção dos cientistas e engenheiros.

Ainda de acordo com a NASA, o robô aquático que vai explorar o oceano da lua de Júpiter será ainda menor que este protótipo, com 12 centímetros, do tamanho de um celular.

Dois protótipos do robô aquático ao lado de um menor, que será a versão final, de acordo com a NASA. Imagem: JPL/NASA/Divulgação

Aliás, falando em celular, o robô aquático terá sistemas submarinos de comunicação wireless para transmitir dados e informar sua posição durante a exploração da Lua de Júpiter. A NASA já realizou 20 testes do robô aquático, mas revela que a versão final está longe de ficar pronta.

Assine a newsletter do Giz Brasil

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas