Querida NASA: eu te adoro, mas dá um tempo… Testes de radiação em macacos? O que é isso, os anos 50? Vocês não lembram do filme "Projeto Secreto – Macacos", onde o objetivo era salvá-los?

É isso que a NASA está planejando fazer: usar macacos saimiris para testar o possível efeito da radiação nos humanos para missões espaciais de longo prazo. Esta é a primeira vez que a agência espacial vai realizar testes com macacos desde os dias do Projeto Mercury, que lançou quatro macacos em foguetes.

Eles planejam bombardear 27 saimiris com radiação gama de alta energia, o equivalente ao que astronautas recebem em três anos de viagem espacial. Isto, obviamente, pode resultar em duas coisas: macacos morrendo de dor, ou macacos verdes gigantes destruindo os EUA.

Ninguém sai ganhando.

O projeto de 1,75 milhão de dólares sofreu forte oposição de entidades de proteção aos animais, mas o porta-voz da NASA Bill Jeffs dá um bom argumento:

Pesquisas financiadas pela NASA mostram que a radiação espacial simulada pode afetar células nervosas em cultura e também o comportamento de camundongos e ratos, mas estes estudos são limitados na medida em que possam ser extrapolados ao comportamento e desempenho humano. Estudos em primatas não-humanos são essenciais para sermos capazes de prever melhor os efeitos neurocomportamentais da radiação em humanos.

Você prefere 27 macaquinhos morrendo em experimentos ou seis astronautas mortos numa cápsula espacial no Oceano Pacífico? [Space.com]