“Mundo louco esse da tecnologia, não é, filho? Um dia você me faz gastar uma fortuna para comprar uma câmera horrorosa e fica felizão, no outro você reclama que seu celular tem uma câmera ruim, que é melhor e menor que aquela!” Você já deve ter presenciado esse diálogo. Eu, não. Mas ainda assim, é interessante ver a lista de coisas mais compradas no MercadoLivre na última década, ano a ano, e imaginar conversas assim. Direto do túnel do tempo, Bob Esponjas, PlayStations e mais.

O pessoal do ML soltou essa lista ontem juntando itens mais comprados e buscados durante o período de natal ano a ano, e é bem curiosa para avaliar os hábitos brasileiros – na América Latina são 50 milhões de usuários.

A Powershot em questão, sucesso em 2001, tinha 2.1 MP e provavelmente chegava aqui por vias alternativas para garantir o preço baixo. É uma ótima câmera, ou era. Parece uma velharia absurda, não mais que o desejo de 2000, um discman (para os mais jovens: um bizarro artefato que tocava discos gravados a laser, em que você tinha que ouvir as músicas na ordem. Louco). Cinco anos depois, o pen-drive-que-toca-música semi descartável substituiu os discos. Confira a lista:

Não ligue para as legendas: o PS2 foi sucesso no ML em 2006, mas o videogame não era exatamente novidade no mundo, já que o lançamento do PS3 já estava próximo (foi no ano seguinte). A única coisa da lista que eu imagino que não ficará ou ficou obsoleta (incluindo o Bob Esponja) é o Nokia 1100, o famoso celular-lanterninha resistente a qualquer coisa. O GPS, sucesso de 2009, faz cada vez menos sentido, na minha opinião. [via Info]