
Naufrágio que matou 16 pessoas há quase 170 anos é achado na Austrália
Pesquisadores encontraram o possível local do naufrágio de um navio holandês que afundou na costa da Austrália há quase 170 anos.
O navio Koning Willem de Tweede pesava 800 toneladas e viajava próximo ao porto de Robe, no sudeste da Austrália, quando afundou em junho de 1857. O navio levava centenas de mineradores chineses, que desembarcaram dias antes do naufrágio, de acordo com o Museu Marítimo da Austrália.
Durante o naufrágio, o navio transportava apenas os 25 membros da tripulação, matando 16 pessoas quando afundou na Austrália.
Os pesquisadores do Museu Marítimo da Austrália trabalharam com diversas organizações para descobrir o local do naufrágio de quase 170 anos. O Ministério das Relações Exteriores da Holanda, por exemplo, foi uma das organizações que participaram do trabalho, que começou há quatro anos.
Em 2022, pesquisadores afirmaram ter encontrado o navio, mas a confirmação do naufrágio ocorreu somente em março de 2025, segundo a Silentworld Foundation, que estuda a história marítima da Austrália.
Segundo a organização, o que atrapalhou o projeto foi a baixa visibilidade no fundo do mar. No entanto, a equipe “conseguiu identificar o naufrágio na última visita ao porto”.
Os cientistas encontraram partes do navio holandês na Baía de Guichen, local onde fica o porto de Robe. Os pesquisadores identificaram o molinete e outros componentes de ferro do navio.
Após a identificação do naufrágio, o Museu Marítimo da Austrália vai monitorar o local para descobrir mais detalhes sobre “este importante fato da história marítima”.
O litoral da Austrália é repleto de navios afundados. Nos últimos meses, cientistas identificaram vários navios, como o Noongah, que afundou em 1969, matando 47 pessoas.
Além disso, no início de 2024, pesquisadores encontraram um naufrágio que ocorreu há 120 anos, em uma região da Austrália chamada “cemitério de navios”.