_Dicas

Como ativar ou desativar a navegação por gestos no Android

O Android 10 trouxe a navegação por gestos, eliminando as tradicionais opções Voltar, Início e Apps Recentes. Se você não curte o método, tem como voltar com os botões ou personalizá-los.

Smartphone Android

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

O jeito que você usa smartphones Android está mudando e com a versão 10 do sistema operacional adotando o estilo sem botões, parecido com o que a Apple fez a partir do iPhone X. Isso significa que ir para a página inicial e exibir os apps recentes pode ser feito com gestos de deslizar. Mas, se você não curte esse estilo de navegação do Android, existem opções para se livrar dele — ou personalizá-lo.

Smartphones da Samsung

Opções do Android 9 em um smartphone da Samsung. Captura de tela: Gizmodo

Se você estiver usando um smartphone Samsung, existem três opções de navegação no sistema. O bom e velho método com três botões (Voltar, Home e Apps Recentes), o novo método de gestos do Android 10 (deslizando para navegar) e o método anterior da Samsung no Android 9 em que os três botões são substituídos por três zonas nas quais você pode deslizar de baixo para cima.

Para escolher entre eles, as opções dependem da versão do Android rodando. Se você tiver um aparelho com Android 10, vá até as Configurações, escolha Tela e depois Barra de navegação.

Cada um das três opções é mostrada com clareza na tela para você entender como cada uma delas funciona. Se você escolher pelo método tradicional com botões, dá para alterar a ordem deles.

Se você ainda estiver rodando o Android 9 (o que é mais provável, já que a Samsung demora um bocado para atualizar), você precisa ir até o menu Barra de navegação e ali irão surgir duas opções — botões de navegação e gestos de tela cheia. Novamente, é possível mudar a ordem deles usando o painel que fica logo abaixo.

Aplicativos independentes

O aplicativo Navigation Gestures. Captura de tela: XDA

Os aplicativos do Android conseguem mudar características muito mais profundas do sistema se comparado com os apps do iOS. Isso significa que você pode usar algumas soluções para mudar o controle por gestos no Android.

O app Navigation Gestures permite que você adicione a opção de gestos em smartphones mais antigos que ainda não rodam o Android 10, além de permitir customizações — é possível definir um gesto para acionar o Google Assistente ou voltar para o último aplicativo que você usou, por exemplo. Há ainda uma opção para adicionar um ícone estilo “pílula” igual ao do iPhone. A alternativa é gratuita, mas tem compras dentro do app.

O Full Screen Gestures é outro aplicativo, bastante parecido. Ele oferece ainda mais maneiras de customizar os gestos que você estiver usando (alguns deles são pagos). A ideia aqui é trazer os gestos para smartphones que não rodam Android 10, mas você pode instalar o app para fazer personalizações.

Smartphones Pixel

As opções do Android em um celular Pixel. Captura de tela: Gizmodo

O Google abriu o caminho desse método de navegação com gestos no Android — há menos botões na tela e mais espaço para aplicativos, fotos, vídeos, páginas web e todo o resto que aparece na tela. O Pixel 4 vem com os gestos de navegação por padrão: desliza para cima para ir à tela inicial, deslize da esquerda para a direita para voltar e deslize para cima e segure para ver os apps recentes.

Na última versão do Android 10 enviada para smartphones Pixel, você pode customizar como navega pelo sistema operacional ao abrir as Configurações e indo até o menu Sistema e Gestos. Além das opções como Active Edge (quando você aperta o celular para abrir o Google Assistente), você pode escolher a opção Navegação do Sistema para definir os controles de gestos.

Toque no ícone de engrenagem perto da opção Gestos para mudar a sensibilidade dos gestos que mencionamos acima (não é possível alterá-los sem um app independente). Selecione a navegação com 3 botões se você quiser voltar para o modo tradicional de usar o Android, com botões Voltar, Home e Apps Recentes na parte de baixo da tela.

Smartphones da OnePlus

Opções do Android 10 em um celular OnePlus. Captura de tela: Gizmodo

Não conseguiríamos mostrar as opções para cada marca de smartphone, mas os passos que mostramos até agora costumam ser parecidos em qualquer celular. Uma marca que tem opções diferentes é o OnePlus, que usa o OxygenOS, uma versão modificada do Android.

A partir das Configurações, abra a opção Botões & Gestos e então vá em Barra de navegação & gestos. Desde que você esteva no OxygenOS baseado no Android 10, você verá duas opções: Voltar, Início e Recentes (o método tradicional de três botões) e Navegação por gestos (o novo método que o Google lançou).

Se você optar pelos botões, o OxygenOS irá mostrar ajustes adicionais para mudar a ordem dos botões, definir como dois toques sobre os botões funcionam e por aí vai.

Já se você optar telos gestos, verá opções para mostrar ou esconder uma pequena barra na parte inferior da tela, que você pode deslizar para alternar entre o último aplicativo aberto.

Sair da versão mobile