A Blaze Software realizou uma série ridiculamente extensa de testes de velocidade nos navegadores padrão no Android e no iPhone, para determinar qual plataforma tem o navegador mais rápido. Depois de 45.000 testes – quarenta e cinco mil! – no iPhone 4 (rodando iOS 4.3) e no Nexus S (com Android 2.3), eles descobriram que, em termos de velocidade no navegador, o Android ganha fácil do iPhone.

O navegador do Android foi, em média, 52% mais rápido que o iPhone, o que significa um tempo médio de carregamento de 2,1 segundos vs. 3,2 segundos no iPhone. É uma diferença grande! E o Android foi consistentemente mais rápido que o iPhone nos testes feitos pela Blaze: o robozinho ganhou do iPhone em 84% dos sites testados, enquanto o iPhone ganhou só 16% das vezes.

Também é interessante destacar que as grandes melhoras no desempenho do JavaScript no iOS 4.3 e Android 2.3 na verdade não fazem os sites carregarem muito mais rápido. Na verdade, o desempenho no iOS 4.3 piorou um pouquinho em relação ao iOS 4.2 (3,25 segundos vs. 3,18 segundos no iOS 4.2), e houve apenas um ganho modesto no Android 2.3 vs. 2.2 (2,14s versus 2,37s no Froyo). Parece que as melhoras no JavaScript aparecem mais em benchmarks que na vida real.

A Blaze Software fez os testes usando Wi-Fi, em 1.000 sites de teste. Se você tem alguma dúvida sobre a metodologia, visite o site da Blaze para conhecê-la em detalhe. [Blaze]