Já passou da hora de a RIM jogar no lixo o navegador padrão que vem no BlackBerry. Hoje, uma nova patente para navegação otimizada por servidor, combinada ao interesse óbvio deles pelo WebKit — engine dos navegadores padrão do iPhone e do Android — quer dizer que eles vão jogá-lo fora mesmo.

A patente consiste em:

Um sistema para aumentar a velocidade de navegação em rede através da configuração de um servidor proxy em um dispositivo móvel, contendo: um navegador operando no dispositivo portátil configurado para enviar um pedido para solicitar uma mensagem de um primeiro website; o servidor proxy presente no dispositivo portátil; uma rede sem fio capaz de se comunicar com o servidor proxy e ligada a ele; e um servidor intermediário, capaz de se comunicar com o servidor proxy e ligado a ele.

Isso é um sistema de compressão em servidor, muito parecido com o que a Opera e a Skyfire usam para fazer os navegadores móveis deles serem tão rápidos. Essas empresas conseguiram fazer a renderização boa o suficiente para ficar quase indistinguível do conteúdo não comprimido, e eu imagino que a RIM consegue fazer a mesma coisa. Mas você já pode baixar o Opera Mini para BlackBerry agora mesmo, então por que isso é relevante?

WebKit.

Esse é o engine de renderização por trás dos navegadores do iPhone, Palm Pre, Android e Symbian. Está no coração do Chrome, assim como no Safari, e é um verdadeiro superpoder (se é que podemos chamar assim um código subjacente relativamente obscuro). Ele renderiza bem, e os sites para celular geralmente são otimizados para WebKit. Esse é o engine que a RIM estará usando daqui para a frente, já que eles compraram uma empresa que só faz navegadores com WebKit e publicaram anúncio procurando novos desenvolvedores para ajudar a "desenvolver um navegador baseado no WebKit para a plataforma BlackBerry".

Combinado com otimização por servidor, o navegador para BlackBerry não só iria finalmente se igualar à concorrência — iria ultrapassá-la. Imagina só, o BlackBerry poderia ficar interessante! Que coisa. [Patente via Wall Street Journal]